Implementação do uso de pastas com roteiros experimentais durante aulas práticas de graduação

Autores

  • Arthur Kael Rodrigues da Pia Universidade Estadual de Campinas
  • Debora Zorron Berlinck Universidade Estadual de Campinas
  • Matheus Borghi Universidade Estadual de Campinas
  • Laura de Oliveira Nascimento Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i7.10222

Resumo

O curso de Graduação da FCF possui disciplinas que contam com atividades experimentais realizadas no Laboratório de Ensino da unidade. Tais atividades têm como objetivo fixar conceitos abordados em teoria, assim como treinar o aluno em técnicas úteis aos possíveis campos de atuação. Para execução dos procedimentos, os alunos utilizam protocolos previamente elaborados, os chamados roteiros, que devem ser claros e organizados. Na maioria das unidades de ensino, o aluno é responsável por imprimir seu roteiro. Porém, o esquecimento da impressão dificulta o desenvolvimento da aula e a impressão de tantas cópias promove desnecessária geração de lixo. Deste modo, o objetivo foi criar e implementar pastas unificadas que disponibilizem para os alunos os roteiros durante as atividades práticas.

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Biografia do Autor

Arthur Kael Rodrigues da Pia, Universidade Estadual de Campinas

 FCF- Faculdade de Ciencias Farmaceuticas; FCF - FCF

Debora Zorron Berlinck, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

Matheus Borghi, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Ciências Farmacêuticas. 

Laura de Oliveira Nascimento, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Ciências Farmacêuticas. 

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

DA PIA, A. K. R. .; BERLINCK, D. Z. .; BORGHI, M. .; NASCIMENTO, L. de O. . Implementação do uso de pastas com roteiros experimentais durante aulas práticas de graduação. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 7, p. e019161, 2019. DOI: 10.20396/sinteses.v0i7.10222. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/10222. Acesso em: 18 maio. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão