Banner Portal
A importância da educação permanente como estratégia para qualificar o processo de coleta de sangue do doador promovendo a segurança na terapia transfusional
PDF

Como Citar

SALES, Leandro Nicioli Mariotti. A importância da educação permanente como estratégia para qualificar o processo de coleta de sangue do doador promovendo a segurança na terapia transfusional. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 7, p. e019035, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/10194. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A transfusão de sangue jamais será um procedimento isento de riscos. Milhares de bolsas de sangue são coletadas anualmente no Brasil, exigindo serviços de hemoterapia bem estruturados, com recursos humanos qualificados e sistema de gestão de qualidade implementados. Define-se como ciclo do sangue o processo sistemático destinado à produção de hemocomponentes, que abrange as etapas de captação, triagem clínica, coleta, triagem laboratorial, processamento, armazenamento, transporte e distribuição. A resolução COFEN 511/2016 descreve que compete ao enfermeiro dos serviços de hemoterapia estabelecer ações de treinamento operacional. Nesse contexto, a fim de promover a qualidade e segurança transfusional, foi implementado o processo de educação permanente na área de coleta do hemocentro.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Leandro Nicioli Mariotti Sales

Downloads

Não há dados estatísticos.