Práticas da orientação educacional (SAE)

oficinas de autorregulação da aprendizagem em formato de disciplina

Autores

  • Marilda Aparecida Dantas Graciola Universidade Estadual de Campinas
  • Adriane Martins Soares Pelissoni Universidade Estadual de Campinas
  • Maria José Martins Universidade Estadual de Campinas
  • Soely Aparecida Jorge Polydoro Universidade Estadual de Campinas
  • Helena Altmann Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i7.10165

Resumo

Este trabalho apresenta uma modalidade de apoio ao estudante universitário no aprimoramento de seu estudar/aprender, baseado no processo de autorregulação de aprendizagem e centrado na possibilidade do estudante gerenciar aspectos cognitivos, motivacionais, comportamentais e ambientais para alcançar de seus objetivos acadêmicos. As oficinas de autorregulação da aprendizagem, em formato de disciplina eletiva, representam uma grande modificação na forma de atendimento da área de orientação educacional (SAE), que realizava exclusivamente atendimentos individuais. Este projeto visa uma das ações do SAE para ultrapassar a perspectiva remediativa e adotar uma perspectiva preventiva. Esta proposta é resultante da parceria com o Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior (PES) da FE/Unicamp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Aparecida Dantas Graciola, Universidade Estadual de Campinas

REIT - Reitoria; PRG - Pro-Reitoria de Graduacao; SAE - Servico de Apoio ao Estudante.

Adriane Martins Soares Pelissoni, Universidade Estadual de Campinas

SAE - Serviço de Apoio ao Estudante.

Maria José Martins, Universidade Estadual de Campinas

SAE - Serviço de Apoio ao Estudante.

Soely Aparecida Jorge Polydoro, Universidade Estadual de Campinas

FE/EA2.

 

Helena Altmann, Universidade Estadual de Campinas

SAE - Serviço de Apoio ao Estudante.

Downloads

Publicado

2019-09-24

Como Citar

GRACIOLA, M. A. D. .; PELISSONI, A. M. S. .; MARTINS, M. J. .; POLYDORO, S. A. J. .; ALTMANN, H. . Práticas da orientação educacional (SAE) : oficinas de autorregulação da aprendizagem em formato de disciplina. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 7, p. e019147, 2019. DOI: 10.20396/sinteses.v0i7.10165. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/10165. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão