Relato de experiência de atividade lúdica realizada com o intuito de reforçar conceitos na prevenção de transmissão dos microrganismos no ambiente hospitalar

Autores

  • Renata Fagnani Universidade Estadual de Campinas
  • Priscila Silva Urquisa Universidade Estadual de Campinas
  • Ligiane Maciel Rezende Gardin Universidade Estadual de Campinas
  • Tereza Cristina Faustino Reis Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i7.10159

Resumo

A prevenção de transmissão dos microrganismos em ambiente hospitalar é essencial para uma assistência segura a fim de evitar danos ao paciente. Para que a prevenção seja efetiva, as medidas das precauções padrão, como a higiene das mãos, uso adequado de luvas de procedimento e as limpezas de mobiliários e equipamentos hospitalares devem ser realizados. Recentemente, métodos educativos lúdicos foram incorporados como estratégia metodológica às capacitações nos cursos de enfermagem, pois estudos apontam para os benefícios desta ferramenta na instrução, interação e aprendizado entre as diferentes classes socioculturais e níveis profissionais. Com base na necessidade de reforçar a efetividade das precauções padrão na assistência de enfermagem, uma atividade lúdica foi realizada.

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Biografia do Autor

Renata Fagnani, Universidade Estadual de Campinas

HC - Hospital de Clinicas; EPIDEM - Secao de Epidemiologia e Infeccao Hospitalar; CCIH - Comissao de Controle de Infeccao Hospitalar

Priscila Silva Urquisa, Universidade Estadual de Campinas

UIA-HC UNICAMP

Ligiane Maciel Rezende Gardin, Universidade Estadual de Campinas

UTI Adulto HC - UNICAMP

Tereza Cristina Faustino Reis, Universidade Estadual de Campinas

UIA - HC UNICAMP

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Publicado

2019-09-24

Como Citar

FAGNANI, R. .; URQUISA, P. S. .; GARDIN, L. M. R. .; REIS, T. C. F. . Relato de experiência de atividade lúdica realizada com o intuito de reforçar conceitos na prevenção de transmissão dos microrganismos no ambiente hospitalar. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 7, p. e019141, 2019. DOI: 10.20396/sinteses.v0i7.10159. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/10159. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão

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