A pedagogia de Célestin e Élise Freinet transpondo fronteiras (Itália, 1974-1980)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v8i00.16719

Palavras-chave:

Pedagogia Freinet, Jornais escolares, Educação popular

Resumo

Este artigo, baseado em pesquisa documental de cunho historiográfico, analisa jornais escolares produzidos por estudantes de escolas elementares da região norte da Itália no período de 1974 a 1980. Por meio dos referenciais da História da Leitura e em diálogo com os estudos em História da Educação, analisa-se o desenvolvimento e a internacionalização dessa prática educativa, proposta por Célestin e Élise Freinet desde a década de 1920; nesse processo, verifica-se o uso dos jornais como substitutos dos manuais e livros nas atividades escolares, o seu papel na integração entre a escola e as famílias, e a produção da centralidade dos estudantes como produtores de conhecimento e como sujeitos críticos das desigualdades e injustiças sociais.

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Biografia do Autor

Mônica Yumi Jinzenji, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Doutorado em Educação. Professora Associada da Faculdade de Educação da UFMG; docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita e editora geral de Educação em Revista (UFMG).

Junia Boroni, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de Iniciação Científica pela Fapemig e integrada em projeto de pesquisa na área da História da Educação. Integrante do GEPHE (Centro de Pesquisa em História da Educação) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita da UFMG.

Mariana Gonçalves André, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Graduada em Psicologia pela UFMG, Psicóloga clínica especializada em atendimento precoce de crianças autistas. Especializanda em Neuropsicologia. Possui experiência em pesquisa na área de História da Educação com ênfase em imprensa e educação.

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Publicado

2022-12-17

Como Citar

JINZENJI, Mônica Yumi; BORONI, Junia; ANDRÉ, Mariana Gonçalves. A pedagogia de Célestin e Élise Freinet transpondo fronteiras (Itália, 1974-1980). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022011, 2022. DOI: 10.20888/ridpher.v8i00.16719. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/16719. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO