O surgimento das classes experimentais secundárias em instituições públicas de ensino do Estado de São Paulo (1951-1962)

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DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.16078

Palavras-chave:

Classes Experimentais Secundárias, Classes Nouvelles, Cultura Escolar Ensino Secundário

Resumo

O campo educacional brasileiro, nos anos 1950, era favorável à iniciativas de renovação do ensino secundário e, nesse contexto, as classes experimentais integravam a clave das inovações pedagógicas pretendidas. No estado de São Paulo, o surgimento dessas experiências contou com as ações de Luis Contier, que, após estagiar no Centre International d´Études Pédagogiques, em Sèvres, onde circulava a matriz das Classes Nouvelles, implantou o ensaio em um instituto estadual, à margem da legislação vigente. O corpus empírico é composto por documentos brasileiros e franceses: periódicos; documentos oficiais; relatórios; relatos e documentos de ex-alunos/as e ex-professores/as. Utiliza-se os conceitos de apropriação e circulação, de Roger Chartier; tática e estratégia, de Michel de Certeau, e campo, de Pierre Bourdieu.

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Biografia do Autor

Letícia Vieira, Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade Educação, Universidade de São Paulo, Brasil

Leticia Vieira: Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Gerente de Educação do Ensino Médio e Profissional da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, Brasil. É pesquisadora e Secretária Executiva do "Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina", Grupo de Pesquisa interinstitucional.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

VIEIRA, Letícia. O surgimento das classes experimentais secundárias em instituições públicas de ensino do Estado de São Paulo (1951-1962). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e021040, 2021. DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.16078. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/16078. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO