O patrimônio histórico educativo em museus e arquivos na Iberoamérica

Autores

  • Maria Cristina Menezes FE - UNICAMP
  • Maria de Lourdes Pinheiro CIVILIS, FE - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v3i2.9290

Resumo

Eis que apresentamos nova edição da RIDPHE_R, Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Menezes, FE - UNICAMP

Possui pós-doutorado em História da Educação pela Universidade de Lisboa (2004), Séjour d' Études no INRP, Paris (2002), doutorado em Educação, História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1999); Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Professora de História da Educação, no Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (1997 - ); Exerceu Cátedra Iberoamericana na Universidad Complutense de Madrid (2012); Coordenadora do CIVILIS, Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania; Moderado da Ridphe_l, lista de discussão da Rede Iberoamericana para a Investigação e Difusão do Patrimônio Histórico-Educativo; Editora Executiva da Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - RIDPHE_R. Tem experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história das instituições escolares; história de formação docente e das práticas educativas com ênfase nas pesquisas em arquivos, museus e bibliotecas escolares não circulantes; cultura material escolar e preservação e estudo do patrimônio histórico-educativo e cultural escolar.

Maria de Lourdes Pinheiro, CIVILIS, FE - Unicamp

Possui graduação em Pedagogia (1999) e História (2016), mestrado em Educação, área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores (2003) e doutorado em Educação, área de História, Filosofia e Educação (2009), pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, sobretudo em história da educação, história e cultura afro-brasileira, filosofia e educação, filosofia e ética, currículos e práticas culturais, educação de jovens e adultos, educação não formal, metodologia da pesquisa científica, editoração de revistas eletrônicas. É pesquisadora do grupo CIVILIS (Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

MENEZES, Maria Cristina; PINHEIRO, Maria de Lourdes. O patrimônio histórico educativo em museus e arquivos na Iberoamérica. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 253–255, 2017. DOI: 10.20888/ridphe_r.v3i2.9290. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9290. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL