Saudades da FE-USP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.16059

Palavras-chave:

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Comunidade académica, Pedagogia do Seminário

Resumo

Este artigo centra-se no problema da socialização académica. É o testemunho direto e pessoal da experiência que o seu signatário, proveniente da Universidade de Lisboa, tem tido nos últimos 20 anos, como professor convidado e conferencista na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Trata-se de exprimir gesto de gratidão face a uma hospitalidade e um acolhimento generosos, mas, também, de ensaiar um exercício de recuperação da memória  no qual se reflete acerca da imagem mais remota que temos da própria universidade, isto é, a de uma comunidade caracterizada pela partilha e pela reciprocidade na construção do pensamento e da escrita. Vê na pedagogia do seminário a espiral aventurosa em que o estar-a-ser-junto académico se liga intrinsecamente à construção de um pensamento inventivo. Procura assim dar uma contribuição para a discussão, sempre por concluir, acerca da pedagogia da criação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Ramos do Ó, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

Jorge Ramos do Ó. Associate Professor with agregation at the University of Lisbon, Institute of Education and guest Professor at the University of São Paulo-Brazil, where he has mainly taught in the areas of history of education, cultural history and discourse theory. His writings have included studies in political and cultural history, with particular emphasis given to the Estado Novo period in Portugal (1933-1974), as well as history of Portuguese education and pedagogy, analyzed over a longer time span (19th-20th centuries). In addition to various articles, papers and co-authorship work, both in scientific reviews and monographies, he has published the following books: O lugar de Salazar: Estudo e Antologia, 1990, Os anos de Ferro: O Dispositivo Cultural durante a política do Espírito(1933-1949), 1999, O Governo de si mesmo: Modernidade Pedagógica e Encenações Disciplinares do aluno Liceal (último quartel do século XIX – meados do século XX), 2003, Modernidade Pedagógica: Estudos Comparados Portugal-Brasil (1820-1960), 2008, and Ensino Liceal (1836-1975), 2009. He has also coordinated research projects supported by institutions such as Casa Pia de Lisboa, the Ministery of Education and the Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). He is editor of Sisyphus - Journal of Education. Fonte: Orcid

Referências

AGAMBEN, G. A potência do pensamento. Lisboa: Gradiva. 2013.

BLANCHOT, M. A comunidade inconfessável. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013.

NÓVOA, António; CARVALHO, Luís Miguel; CORREIA, António Carlos; MADEIRA, Ana Isabel Madeira & Ó, Jorge Ramos do. Educational Knowledge and its Circulation: Historical and Comparative Approaches of Portuguese-Speaking Countries. Lisboa: Educa/Prestige, 2013b. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/7409.

Ó, Jorge Ramos do. Pedagogia do seminário universitário: proveniência histórica e tradução contemporânea. Educação e Pesquisa, 47, 1-21, 2021.

Ó, Jorge Ramos do. Fazer a mão: por uma escrita inventiva na universidade. Lisboa: Edições do Saguão, 2019.

Ó, Jorge Ramos do; Aquino, Julio Groppa. Teaching as courage of truth: Pedagogy and Parrehsia. In Miguel A. Pereyra & Barry M. Franklin (Eds.). Systems of reason and the politics of schooling: School reform and sciences of education in the tradition of Thomas S. Popkewitz. New York: Routledge, 2014a. pp. 336-349.

Ó, Jorge Ramos do & Aquino, Julio Groppa (2014b). Em direção a uma nova ética do existir: Foucault e a experiência da escrita. Educação e Filosofia, 28 (55), 199-23. Disponível em: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.

Ó, Jorge Ramos do & Carvalho, Luís. A circulação do Conhecimento Pedagógico e a Invenção da Criança Problema: Estudos Comparados Portugal-Brasil (1880-1960). Lisboa: Educa & Ui&dCE, 2009.

Ó, Jorge Ramos do (2003a). O Governo de Si Mesmo: Modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX- meados do século XX). Lisboa: Educa, 2003a.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Ó, Jorge Ramos do. Saudades da FE-USP. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e021034, 2021. DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.16059. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/16059. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO