O desfile do Boi Neon: arquivos em movimento

Autores

  • Rodrigo S. Fontanini de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Ricardo Gaiotto de Moraes Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v3i1.9282

Palavras-chave:

Boi neon, Gênero, Arquivo, Corpo.

Resumo

Um arquivo não é imóvel, mas um conjunto de rastros que são ressignificados, na sincronia do processo de memória. O filme constitui-se como narrativa cuja tessitura se dá a partir de arquivos. Posto isso, este artigo propõe uma leitura do filme brasileiro Boi neon (2016), dirigido por Gabriel Mascaro. A representação da ambiguidade do protagonista, entre os gestos rústicos no preparo dos bois nas vaquejadas do interior do nordeste e a sensibilidade do design de roupas femininas, parece constituir uma masculinidade multifacetada, o que confronta o arquivo de um paradigma heteronormativo das performatividades de gênero. Essas novas perspectivas parecem possibilitar (re)escritas e (des)contextualizações dos arquivos sobre esses sujeitos outrora legados à opressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo S. Fontanini de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestrando no programa de Linguagens, Mídia e Arte, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Licenciado em Letras Português-Inglês, PUC-Campinas.

Ricardo Gaiotto de Moraes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor Pesquisador no Mestrado em Linguagens, Mídia e Artes e na Faculdade de Letras, PUC-Campinas.

Doutor e Mestre em Teoria e História Literária, Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2017-07-12

Como Citar

S. FONTANINI DE CARVALHO, Rodrigo; GAIOTTO DE MORAES, Ricardo. O desfile do Boi Neon: arquivos em movimento. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 145–155, 2017. DOI: 10.20888/ridphe_r.v3i1.9282. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9282. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO