Boas práticas de transcrição de documentos histórico-bibliográficos em formato digital
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v10i00.19564Palavras-chave:
transcrição de documentos, história da educação, revista pedagógicaResumo
A transcrição de documentos disponibilizados em ambiente digitais tem se mostrado útil para discentes e profissionais da informação, como bibliotecários, arquivistas e historiadores, impactando na preservação de informações históricas. Este trabalho propõe apresentar e explicar as boas práticas de transcrição documental para o campo histórico-bibliográfico, a partir das revistas pedagógicas publicadas no século XIX. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e explicativa, com enfoque qualitativo feito por meio de levantamento bibliográfico sobre a temática; levantamento de transcrições das revistas pedagógicas Pará e Maranhão entre 1900 e 1930; descrição dos desafios que durante a transcrição demandaram esforços adicionais. Mapeou-se normas da NTTDEM para auxiliar no processo de transcrição, orientações positivas na preservação e disseminação de informações.
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