Boas práticas de transcrição de documentos histórico-bibliográficos em formato digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v10i00.19564

Palavras-chave:

transcrição de documentos, história da educação, revista pedagógica

Resumo

A transcrição de documentos disponibilizados em ambiente digitais tem se mostrado útil para discentes e profissionais da informação, como bibliotecários, arquivistas e historiadores, impactando na preservação de informações históricas. Este trabalho propõe apresentar e explicar as boas práticas de transcrição documental para o campo histórico-bibliográfico, a partir das revistas pedagógicas publicadas no século XIX. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e explicativa, com enfoque qualitativo feito por meio de levantamento bibliográfico sobre a temática; levantamento de transcrições das revistas pedagógicas Pará e Maranhão entre 1900 e 1930; descrição dos desafios que durante a transcrição demandaram esforços adicionais. Mapeou-se normas da NTTDEM para auxiliar no processo de transcrição, orientações positivas na preservação e disseminação de informações.

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Biografia do Autor

Diana Rocha da Silva, Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em educação escolar pelo Programa de Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita - Araraquara/SP - 2017. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão - 2011, Graduada em Biblioteconomia - UFMA, 2009. Integrante do Núcleo de Pesquisa e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras do Maranhão - NEDHEL.

Cesar Augusto Castro, Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1988). Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Pós Doutor em Educação pela USP (2006) e pela Universidade do Porto (2011). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação e o Curso de Biblioteconomia (UFMA). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Diretor do Centro de Ciências Sociais (2006-2015). Coordenador do GT 2 - História da Educação da ANPED. Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL). Desenvolve estudos e pesquisa sobre História da Educação (Cultura Material Escolar, Instituições Escolares e imprensa de ensino). História do Livro e da Leitura e História das Bibliotecas e da Biblioteconomia. Pesquisador Produtividade do CNPq. 

Anna Júlia Aires Mendes, Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Bolsista de Iniciação científica (CNPq). Discente de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. Integrante do Núcleo de Estudo em História da Educação e das Práticas Leitoras (NEDHEL).

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Publicado

2024-12-01

Como Citar

SILVA, Diana Rocha da; CASTRO, Cesar Augusto; MENDES, Anna Júlia Aires. Boas práticas de transcrição de documentos histórico-bibliográficos em formato digital. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e024005, 2024. DOI: 10.20888/ridphe_r.v10i00.19564. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/19564. Acesso em: 13 jun. 2025.