ISSN 2447-746X
DOI: https://doi.org/10.20888/ridpher.v9i00.18591
1
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 9, p. 1-6, e023030, 2023.
Ridphe_R
HISTÓRIA ORAL: NOVOS DESAFIOS
Maria Lucia Mendes de Carvalho
Centro Paula Souza, São Paulo, Brasil
maria.mendes@cps.sp.gov.br
APRESENTAÇÃO
Desde 2010, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação
Profissional e Tecnológica (GEPEMHEP) tem recebido apoio institucional para publicações
produzidas a partir de palestras apresentadas em eventos temáticos, cujas pesquisas são
realizadas por meio de projetos de horas-atividades específicas em “memórias” com professores
que atuam em centros de memória institucionais, e que são coordenados na Unidade de Ensino
Médio e Técnico (Cetec). Geralmente, esses professores-pesquisadores têm um sentido forte de
pertencimento com a escola técnica ou com a faculdade de tecnologia, das quais são originários,
e que poderá ser percebido durante a leitura dos artigos apresentados nesse livro “História Oral
na Educação Profissional e Tecnológica de São Paulo”.
O Centro Paula Souza é uma instituição pública paulista de educação profissional e
tecnológica, pioneira na formação de tecnólogos, criada por decreto-lei em 6 de outubro de
1969 e, com as publicações do GEPEMHEP, deixa um legado sobre as contribuições e as
transformações que ocorreram ao longo de mais de cinquenta anos, para o patrimônio histórico-
ISSN 2447-746X
DOI: https://doi.org/10.20888/ridpher.v9i00.18591
2
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 9, p. 1-6, e023030, 2023.
Ridphe_R
educativo. Deixa um legado quem tem memórias, principalmente, através dos seus centros de
memória e das narrativas autobiográficas coletadas por professores-pesquisadores, empregando
como metodologia a história oral
1
, e envolvendo como colaboradores docentes, discentes e
gestores, que passaram pela instituição ou fazem parte do presente.
Essa obra é parte do projeto coletivo “História oral na educação: de profissionais a
empreendedores”, proposto pela coordenação de projetos na Cetec, em junho de 2021, e
realizado com a participação de professores-pesquisadores e de design convidados, com a
intenção de conhecer a cultura e as práticas empreendedoras de profissionais formados pela
educação profissional e/ ou tecnológica, em diferentes regiões do estado de São Paulo.
Para compartilhar resultados desse projeto coletivo, do qual participaram professores-
pesquisadores de onze centros de memória em escolas técnicas, de três acervos históricos
institucionais, um de uma escola técnica, e outro de duas faculdades de tecnologia, e que estão
localizadas em oito regiões administrativas do estado de São Paulo Campinas (Campinas,
Limeira, Espírito Santo do Pinhal e Mogi Mirim), Franca (Franca e Orlândia), São José do Rio
Preto (São José do Rio Preto e Mirassol), São José dos Campos (Jacareí), Marília (Santa Cruz
do Rio Pardo), Metropolitana SP (São Paulo), Ribeirão Preto (Ribeirão Preto) e Baixada
Santista (Santos) -, e que realizaram 64 entrevistas com ex-alunos e ex-professores, entre 2021
e 2022, foi organizado o Encontro de História Oral na Educação Profissional e
Tecnológica
2
. Esse encontro foi promovido pelo Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e
de Gestão e pelo GEPEMHEP, entre 6 e 7 de outubro de 2022, no Centro de Capacitação do
Centro Paula Souza, em São Paulo, no bairro de Santa Ifigênia, com o objetivo principal de
apresentar palestras de estudos e pesquisas elaboradas a partir de entrevistas de história oral de
vida, principalmente, com ex-alunos (as) que são ou tornaram-se empresários (as), e que foram
concedidas a professores-pesquisadores
3
. Nesse encontro, profissionais de diferentes áreas do
conhecimento (Figuras 1 e 2) discutiram as interfaces entre arquivos escolares e os documentos
de registros de entrevistas, o que possibilitou a produção dessa obra.
1
Consultar: Material didático institucional empregado no projeto coletivo sobre a metodologia de história oral na
educação - http://memorias.cpscetec.com.br/publicacoes/apostilas/historiaoral.pdf
2
Consultar: O Encontro de História Oral na Educação Profissional e Tecnológica divulgado pelo link -
http://www.memorias.cpscetec.com.br/memorias2022/
3
Consultar: Vídeos e documentos de registros de entrevistas de história oral com profissionais que se tornaram
empresários (as) no link - http://memorias.cpscetec.com.br/historiaoralemp.php
ISSN 2447-746X
DOI: https://doi.org/10.20888/ridpher.v9i00.18591
3
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 9, p. 1-6, e023030, 2023.
Ridphe_R
FIGURA 1 Participantes do Encontro de História Oral na Educação Profissional e Tecnológica
Fotografia: Antônio Martins Pedroso, em 06/10/2022.
FIGURA 2 Participantes do Encontro de História Oral na Educação Profissional e
Tecnológica.
Fotografia: Antônio Martins Pedroso, em 07/10/2022.
ISSN 2447-746X
DOI: https://doi.org/10.20888/ridpher.v9i00.18591
4
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 9, p. 1-6, e023030, 2023.
Ridphe_R
Como os temas principais do encontro foram a história oral e o empreendedorismo,
convidou-se o Ms. Gilson Rede, diretor do Grupo de Formulação e Análises Curriculares na
Cetec, para a palestra de abertura “Sistematização do empreendedorismo nos currículos dos
cursos técnicos do Centro Paula Souza”. Dos vinte artigos apresentados, quatorze são de
professores-pesquisadores, que são ou foram curadores em centros de memória institucional,
sendo que destes, doze fazem parte do projeto coletivo; outros três, têm acervos históricos em
escola técnica e em faculdades de tecnologia. Doutros dois artigos, um é de mestre e orientadora
da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza, e o outro de
instituição parceira, o Instituto Federal de São Paulo IFSP.
É importante finalizar essa apresentação, agradecendo aos professores-pesquisadores
que, em sua maioria, promoveram o bem-estar do GEPEMHEP ao manter o foco e realizar
todas as ações propostas para o projeto coletivo.
Maria Lucia Mendes de Carvalho
São Paulo, 27 de abril de 2023
SUMÁRIO
Prefácio
Apresentação
Maria Lucia Mendes de Carvalho
Discursos na Abertura Solene
Maria Lucia Mendes de Carvalho
Lucília Guerra
Almério Melquíades de Araújo
Sistematização do empreendedorismo nos currículos dos cursos
técnicos do Centro Paula Souza
Gilson Rede
Centro Paula Souza e práticas educativas em prol do empreendedorismo
Maria Lucia Mendes de Carvalho
Empoderamento feminino no curso de Técnico em Agropecuária
da Etec Orlando Quagilato
Janice Zilio Martins Pedroso
O Técnico em Agropecuária sob a Pedagogia da Alternância na Etec
ISSN 2447-746X
DOI: https://doi.org/10.20888/ridpher.v9i00.18591
5
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 9, p. 1-6, e023030, 2023.
Ridphe_R
Prof. Matheus Leite de Abreu: história oral com alunos empreendedores
Sueli Mara Oliani Oliveira Silva
Memórias e empreendimento: um futuro a ser traçado
Katia Vargas Abrucese
O empreendedorismo de sujeitos na trajetória da Etec Professor Alcídio
de Souza Prado, em Orlândia, nos anos de 1980/1990
Maria Teresa Garbin Machado
De profissionais a empreendedores: histórias de vidas de ex-alunos de
escolas técnicas profissionalizantes de Campinas
Américo Baptista Villela
História oral na educação: de profissionais a empreendedores da Etec
Dona Escolástica Rosa
Marcia Cirino dos Santos
História oral na educação profissional e tecnológica: memórias de
ex-alunos da Etec José Martimiano da Silva
Érika da Silva Bronzi Moura
A Etec Pedro Ferreira Alves na década de 1980 e o empreendedorismo
Feminino
Fábia Dovigo Pais
A contribuição do curso Técnico em Prótese Dentária na formação de
alunos empreendedores
Jurema Rodrigues
O curso Técnico Desenhista de Ferramentas e Dispositivos (1975-1990):
entrevista de história oral
Marlene Aparecida Guiselini Benedetti
Relatos de história oral: egressos empreendedores da Etec
Dr. Júlio Cardoso
Joana Célia de Oliveira Borini
Fatec Dr. Thomaz Novelino: formando empreendedores em Franca/SP
Liene Cunha Viana Bittar
A importância do docente em construção civil na identificação
profissional dos tecnólogos empreendedores
Maria Alice Pius
História oral dos professores Luiz Antônio Koritiake e Bruno Vergilio,
na Etec Fernando Prestes
Daniele Torres Loureiro
Escola Profissional Feminina a Escola Técnica Estadual Carlos de Campos:
suas diretoras entre 1993 e 2004
Kelen Gracielle Magri Ferreira
Etec Professor Camargo Aranha: minha escola do coração
Sibele Biondi Foltran
ISSN 2447-746X
DOI: https://doi.org/10.20888/ridpher.v9i00.18591
6
Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 9, p. 1-6, e023030, 2023.
Ridphe_R
Protagonismo discente e extensão: a trajetória de um aluno do IFSP
Fernanda Ferreira Boschini
As narrativas como possibilidade de apropriações de um contexto histórico
e de práticas educacionais
Rosemeiry de Castro Prado. Elaine Pasqualini. Eunice Corrêa Sanches Belloti
Políticas institucionais de internacionalização da educação profissional e
tecnológica: um estudo a partir da história oral
Guilherme Antonio Bim Copiano. Sueli Soares dos Santos Batista