Por uma cidadania consciente e sustentável: patrimônio nas trilhas urbanas de Juazeiro do Norte (RMCARIRI, CEARÁ)
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v10i00.18505Palavras-chave:
Educação Patrimonial, Cidadania, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)Resumo
Juazeiro do Norte é conhecida por uma intensa diversidade cultural, num contexto em que mestres, mestras e coletividades, são portadoras de importantes referenciais da cultura local. Posto isso, o objetivo é produzir reflexões que possam contribuir para construção de ações de valorização e preservação do patrimônio cultural na cidade de Juazeiro do Norte. O estudo tem uma abordagem qualitativa, fundamentado nos conceitos de patrimônio, educação patrimonial, cidadania e desenvolvimento sustentável, relacionando patrimônio e os ODS, compondo-se de uma revisão de literatura e pesquisa documental e de campo, analisando os dados de forma integrada. Com os resultados, espera-se contribuir para a valorização e preservação do patrimônio cultural, fortalecendo a cultura como dimensão da sustentabilidade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Regivania Rodrigues; RIBEIRO, Hévila Raiana; SANTANA, Bibiana Belisário. Terreiro digital: uma análise da I Mostra Virtual Mestres da Tradição em Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil. In: III Congresso Internacional e Interdisciplinar em Patrimônio Cultural: Experiências de Gestão e Educação em Patrimônio, 2021. Anais […]. Portugal: Editora Cravo, 2021. Disponível em: https://www.ciipc2020.rj.anpuh.org/site/anais#R. Acesso em: 12 out. 2023.
BALTÀ, Jordi; PASCUAL, Jordi. A cultura nos ODS: perspectivas a partir da ação local e da agenda 21 da cultura. In: Revista Observatório Itaú Cultural, n. 27, abr.-out. 2020. São Paulo: Itaú Cultural, p. 34-45. ISBN: 2447-7036. Disponível em: https://issuu.com/itaucultural/docs/revista_obs27_final. Acesso em: 10 out. 2023.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire – a educação, a cultura e a universidade: memória de uma história. Ideação. Revista do Centro de Educação, Letras e Saúde, v. 20, n. 2, 2018.
BRUDTLAND – Nosso Futuro Comum. Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. 2ª ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1987, 71p.
BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Museologia e turismo: os caminhos para a educação patrimonial. Coordenadoria de Ensino Técnico – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 1998. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/000975377. Acesso em: 12 out. 2023.
CABRAL, Magaly. Educação patrimonial x Educação museal? In: TOLENTINO, Átila B. (Org.). Educação patrimonial: reflexões e práticas. Caderno Temático de Educação Patrimonial, n. 2. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012.
CANCLINI, Néstor Garcia. O patrimônio cultural e a construção imaginária do nacional. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 23, p. 95-115, 1994.
CHAGAS, Mário. Educação, museu e patrimônio: tensão, devoração e adjetivação. Dossiê Educação Patrimonial, n. 3, Iphan, jan/fev. 2006.
CHUVA, Márcia. Fundando a nação: a representação de um Brasil barroco, moderno e civilizado. Topoi, v. 4, n. 7, jul-dez, p. 313-333, Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.
CHUVA, Márcia. Por uma história do Patrimônio Cultural no Brasil. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 34, p. 147-165, 2012. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Numero%2034.pdf. Acesso em: 12 out. 2023.
COGAN, Andréa. Educação Patrimonial. In: BERNS, Z.; KAYSER, P. Dicionário de expressões da memória social, dos bens culturais e da cibercultura. 2ª ed. Canoas: UnilaSalle, 2017.
DEMARCHI, João Lorandi. Educação, Patrimônio e sujeitos: diálogo democrático. In: TOLENTINO, A. B.; BRAGA, E. O. Educação patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas. [Recurso eletrônico] João Pessoa: IPHAN-PB; Casa do Patrimônico da Paraíba, Caderno Temático 5, 2016.
DEMARCHI, João Lorandi. O que é afinal, Educação Patrimonial? Uma análise do Guia Básico de Educação Patrimonial. Revista CPC, v. 13, n. 25, p. 140-162, jan./set. 2018.
DUPIN, G. Contribuição da cultura para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. In: BARROS, J. M. (Org.). Diversidade cultural e desenvolvimento sustentável. Belo Horizonte, MG: Observatório da Diversidade Cultural, 2020, 174p.
FACHINI, Cristina; CARVALHO, Aline Vieira. A terceira margem do rio: um encontro entre natureza e cultura. In: CARVALHO et al. (Org.) Perspectivas Patrimoniais: natureza e cultura em foco. Curitiba: Editora Primas, 2018, p. 167-201. Disponível em: https://www.nepam.unicamp.br/perspectivas-patrimoniais-natureza-e-cultura-em-foco/. Acesso em: 12 out. 2023.
FLORÊNCIO, Sônia Rampim et al. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. 2ª ed. Brası́lia: IPHAN/DAF/Cogedi/Ceduc, 2014. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Educacao_Patrimonial.pdf. Acesso em: 12 out. 2023.
FLORÊNCIO, Sônia Rampim. Educação patrimonial: um processo de mediação. In: TOLENTINO, Átila (Org.). Educação patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012.
FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; MinC-Iphan, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, 107p.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, 157p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 2011, 144 p.
FURTADO, Celso. Cultura e desenvolvimento em época de crise. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Coleção Estudos Brasileiros, v. 80, 1984, 188p.
GAMA, Manuel. Projetos Culturais e a Agenda 2030. XVII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Anais [...] XVII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT). 27-30 jul. 2021, Salvador/BA.
HARRISON, R. Heritage and globalization. In: WATERTON, E.; WATSON, S. (Org.). The Palgrave Handbook of Contemporary Heritage Research. Nova York: Palgrave MacMillan, 2015. p. 297–312. Disponível em: http://orcp.hustoj.com/wp-content/uploads/2015/10/ebook-2015-The-Palgrave-Handbook-of-Contemporary-Heritage-Research.pdf. Acesso em: 13 out. 2023.
HARO, Marta Garcia; VASQUEZ, Lucía. Integrando la Agenda 2030 en el sector cultural y creativo. In: MARTINELL, A. (coord.) et al. Revista Cultura y Desarrollo Sostenible: aportaciones al debate sobre la dimensión cultural de la Agenda 2030. REDS, Madrid, 2020, p. 17-25. Disponível em: https://reds-sdsn.es/wp-content/uploads/2020/04/REDS_Cultura-y-desarrollo-sostenible-2020.pdf. Acesso em: 13 out. 2023.
HAWKES, Jon. The fourth pillar of sustainability: Culture’s essential role in public planning. Melbourne: Cultural Development Network, 2001.
HORTA, Maria de Lurdes Parreira; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999, 69p.
ICHER, François. Regards sur le patrimoine. Montpellier: CRDP, 2008, 36p.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Panorama das Cidades: Juazeiro do Norte. IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/juazeiro-do-norte/panorama. Acesso em: 12 out. 2023.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN). Patrimônio Cultural Imaterial: para saber mais. Brasília, DF: Iphan, 2007, 39p.
JUAZEIRO DO NORTE. Juazeiro do Norte: o coração do Nordeste. ALMEIDA, R. R.; OLIVEIRA, R. F. (Org.). Juazeiro do Norte-CE: Biblioteca Pública Municipal Dr. Possidônio da Silva Bem, 2020, 272p.
KOVÁCS, Máté. A dimensão cultural do desenvolvimento: rumo à integração do conceito nas estratégias de desenvolvimento sustentável. Revista Observatório Itaú Cultural, São Paulo, n. 27, p. 21-33, abr.-out. 2020. Disponível em: https://issuu.com/itaucultural/docs/revista_obs27_final. Acesso em: 10 out. 2023.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed., São Paulo: Cortez. 2013, 288p.
LIMA, Samira Bandeira de Miranda. Educação Patrimonial é mais Educação! In: TOLENTINO, Átila B. (Org.). Educação patrimonial: reflexões e práticas. Caderno Temático de Educação Patrimonial, n. 2. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012.
LONDRES, Cecília. O Patrimônio Cultural na formação das novas gerações: algumas considerações. In: TOLENTINO, A. B. (Org.). Educação patrimonial: reflexões e práticas. Caderno Temático de Educação Patrimonial, n. 2. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012.
LUDERER, Cynthia. A Agenda 2030 e suas potencialidades para a cultura. In: GAMA, M.; COSTA, P. R. (Org.). Políticas culturais municipais: Análise de documentos estruturantes em torno da cultura, p. 193–206. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), 2021.
MARAÑA, Maider; ROLDÁN, Ximo Revert. Patrimonio Cultural y Desarrollo: una mirada a la Agenda 2030 y el rol del patrimonio. Revista Periférica Internacional, v. 21. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7698052. Acesso em: 12 out. 2023.
MARTINELL, Alfons. Cultura e desenvolvimento: uma relação difícil. Revista Observatório Itaú Cultural, n. 27, abr-out. 2020. São Paulo: Itaú Cultural, p. 09-11. ISBN: 2447-7036.
MARTINELL, Alfons; HARO, Marta Garcia; VASQUEZ, Lucía. La cultura e el desarrollo sostenible. In: MARTINELL (coord.) et al. Revista Cultura y Desarrollo Sostenible: aportaciones al debate sobre la dimensión cultural de la Agenda 2030. REDS, Madrid, 2020, p. 04-07. 17-25. Disponível em: https://reds-sdsn.es/wp-content/uploads/2020/04/REDS_Cultura-y-desarrollo-sostenible-2020.pdf. Acesso em: 12 out. 2023.
MELO, Rosilene Alves. Artes de Juazeiro: imagens e criação no Centro de Cultura Popular Mesre Noza. Anais [...] X Encontro Nacional de História Oral – Testemunhos: História e Política, UFPE, Recife, 26-30 abr. 2017. ISBN: 978-85-7315-769-7. Recife, 2010.
NUNEZ, Lorraine Oliveira. As transformações no conceito de patrimônio do IPHAN e suas práticas de tombamento no estado do Espírito Santo. Revista Faces da História, v.3, n 2, p. 194-212, 2016.
NUSSBAUM, Marta. Capacidades e justiça social. In: MEDEIROS, Marcelo (org.). Deficiência e igualdade. Brasília: Letras Livres Editora Universidade de Brasília, 2010, 248p.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração da Diversidade Cultural. Unesco, 2001. Disponível em: https://www.peaunesco-sp.com.br/destaque/diversidade_cultural.pdf. Acesso em: 12 out. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Declaração de Bonn–A Educação para o Desenvolvimento Sustentável no século XXI. Unesco, 2009. Disponível emhttps://www.peaunesco-sp.com.br/ano_inter/ano_energia/decada_do_desenvolvimento_sustentavel.pdf. Acesso em: 13 out. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Resolução Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 e o desenvolvimento sustentável. Unesco, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em: 12 out. 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Conferência Mundial da UNESCO sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável – Mondiacult. Projeto de Declaração final. Unesco, 2022. Cidade do México, 28-30 de setembro de 2022. Disponível em: https://www.segib.org/wp-content/uploads/MONDIACULT_PT_DRAFT-FINAL-DECLARATION_FINAL.pdf. Acesso em: 13 out. 2023.
PADOIN, Maria Medianeira. História, território e política: a construção da Quarta Colônia. In: PADOIN, Maria M. et al. (Org.). Educação patrimonial em territórios geoparques: uma visão interdisciplinar na Quarta Colônia. [E-book]. Santa Maria, RS: FACOS-UFSM, 2021, p. 67-88. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/20426. Acesso em: 15 out. 2023.
PASCUAL, Jordi. Rio +20 e a Dimensão Cultural da Sustentabilidade. Portal da Cultura, 28 fev. 2012. Disponível em: https://campuseuroamericano.org/pdf/pt/PO_Advogando_Cultura_Rio+20_Jordi_Pascual.pdf. Acesso em: 12 out. 2023.
PASCUAL, Jordi. La cultura como un pilar del desarrollo sostenible: aportes a un debate ineludible. Periférica: Revista para el análise de la cultura y el territorio, n. 21, p. 136-147, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7698048. Acesso em: 12 out. 2023.
PELEGRINI, Sandra. Cultura e natureza: os desafios das práticas preservacionistas na esfera do patrimônio cultural e ambiental. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 26, n. 51, p. 115-140, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/PVLJ6HmX7hxYDD9bkdFqYLD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 out. 2023.
PRATS, Lorenç. El concepto de patrimonio cultural. Politica y Sociedad, n. 27, p. 63-76, 1998.
REVERT, Ximo. Building a Global Citizenship from Cultural Heritage. Quaderns de La Mediterránia. European Institute of the Mediterranean – IEMed. N. 28-29, 2019. ISSN 1577-9297. Disponível em: https://www.iemed.org/publication/building-a-global-citizenship-from-cultural-heritage/. Acesso em: 12 out. 2023.
SABA, Ana Gabriela. Educação Patrimonial: um caminho para ressignificar a história local. In: III Congresso Internacional e Interdisciplinar em Patrimônio Cultural: Experiências de Gestão e Educação em Patrimônio, 2021. Anais […]. Portugal: Editora Cravo, 2021. Disponível em: https://www.ciipc2020.rj.anpuh.org/site/anais#R. Acesso em: 13 out. 2023.
SACHS, Ignacy. Desenvolvimento: includente, sustentável e sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2008, 151p.
SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. 6 ed. São Paulo: Edusp, 2008, 288p.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina; CES, 2009, p. 23-72.
SCIFONI, Simone. Educação e patrimônio cultural: reflexões sobre o tema. In: TOLENTINO, Átila (Org.). Educação patrimonial: reflexões e práticas. Caderno Temático de Educação Patrimonial, n. 2. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, 416p.
SILVA, Elsa Peralta. Patrimônio e identidade: os desafios do turismo cultural. Antropológicas. Lisboa, n. 4, p. 217-224, 2000.
SOMBRA, Daniel; RODRIGUES, Gilberto Pereira; PINHO, Danilo do Rosário. Cartografia participativa como diálogo entre saberes: ontologia, epistemologia, metodologia e aplicações na construção social do conhecimento. Revista Ensaios de Geografia, v. 8, n 16, p. 45-74, jan.-abr. 2022. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/52257. Acesso: 13 out. 2023.
TOLENTINO et al. O meu quintal é do tamanho do mundo ou reflexões sobre a educação patrimonial. In: TOLENTINO, A. B. (Org.). Educação patrimonial: reflexões e práticas. Caderno Temático de Educação Patrimonial, n. 2. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012.
TOLENTINO, Átila Bezerra. O que é patrimônio cultural para você? In: TOLENTINO, A. B. (Org.). Educação patrimonial: reflexões e práticas. Caderno Temático de Educação Patrimonial, n. 2. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012.
TOLENTINO, Átila Bezerra. Educação, memória e identidades: enlaces e cruzamentos. In: TOLENTINO, A. B. (Org.). Educação patrimonial: educação, memórias e identidades. Caderno Temático de Educação Patrimonial, n. 3. João Pessoa: Iphan, 2013.
TOLENTINO, Átila Bezerra. O que não é educação patrimonial: cinco falácias sobre seu conceito e sua prática. In: TOLENTINO, A. B.; BRAGA, E. O. (Org.). Educação patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas [recurso eletrônico]. Caderno Temático 5. João Pessoa: IPHAN-PB; Casa do Patrimônio da Paraíba, 2016.
TOLENTINO, Átila Bezerra. Educação Patrimonial decolonial: perspectivas e entraves nas práticas de patrimonialização federal. Sillogés, v.1, n.1, jan.-jul. 2018. ISSN 2595-4830.
VARINE, Hugues de. O patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Tradução: Maria de Lurdes Parreiras Horta. Brasil: Editora Medianez, 2012. ISBN: 978-85-64713-03-1.
VEIGA, José Eli da. Para entender o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora 34, 2015, 232p.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/