sobre a arquitetura escolar, artefatos e suas possibilidades de musealização. São Paulo: Centro
Paula Souza, 2017. 144p.
CARVALHO, Maria Lucia Mendes de. Cinquentenário do Centro Paula Souza. Documento
histórico no Centro de Memória da Educação Profissional e Tecnológica. Rev. Iberoam.
Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 5, p. 1-10, e019040, 2019. DOI:
10.20888/ridphe_r.v5i0.12617. Acesso em: 15 fev. 2022.
CARVALHO, Maria Lucia Mendes de; RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. História Oral na
Educação: memórias e identidades. São Paulo: Centro Paula Souza, 2013. 98p.
CARVALHO, Maria Lucia Mendes de; RIBEIRO, Carlos Eduardo. Museu virtual de educação
profissional: práticas pedagógicas híbridas na formação continuada de docentes. Resgate:
Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 29, n. 1, p. e021004, 2021. DOI:
10.20396/resgate. v29i1.8661212. Acesso em: 15 fev. 2022.
CENTRO PAULA SOUZA. Memórias e história da educação profissional e tecnológica. São
Paulo: Centro Paula Souza, 2020. 1 sítio eletrônico. Disponível em:
http://www.memorias.cpscetec.com.br/. Acesso em: 15 fev. 2022.
FARGE, Arlete. O Sabor do Arquivo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.
120p.
FERNANDES, Fátima Regina. A metodologia prosopográfica aplicada às fontes medievais:
reflexões estruturais. Revista História da Historiografia, Ouro Preto, n. 8, p. 11-21, abr. 2012.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História
da Educação, n. 1, p. 10, 2001.
MENEZES, Maria Cristina. A RIDPHE de “L” a “R”: discutir e difundir. RIDPHE_R Revista
Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 1-6, 2015.
DOI: 10.20888/ridphe_r.v1i1.9224. Acesso em: 22 fev. 2023.
MENEZES, Maria Cristina. Patrimônio Histórico-Educativo: Como Não Se Envolver? In:
MENEZES, Maria Cristina (org.) Desafios Iberoamericanos: O patrimônio Histórico-
educativo em Rede. Campinas: CIVILIS/UNICAMP-RIDPHE-CME/USP, 2016a. p. 11-18.
MENEZES, Maria Cristina (org.). Desafios Iberoamericanos: o Patrimônio Histórico-
Educativo em Rede. São Paulo: CME/FEUSP, 2016b. 585p. Série Patrimônio Histórico
Educativo, v. 1. Coordenação: Carmen Sylvia Vidigal Moraes (CME/FEUSP) e Maria Cristina
Menezes (CIVILIS/FE/ UNICAMP). Apoio: RIDPHE - Rede Iberoamericana para a
Investigação e a Difusão do Patrimônio Histórico-Educativo. ISBN: 978-85-60944-65-1. DOI:
10.11606/9788560944651. Acesso em: 22 fev. 2023.
MONASTA, Atillio. Antonio Gramsci. Tradução: Paulo Nosella. Recife: Fundação Joaquim
Nabuco, Editora Massangana, 2010. 154p.
MORAES, Carmen Sylvia Vidigal; ALVES, Julia Falivene. (orgs.). Contribuição à Pesquisa
do Ensino Técnico no Estado de São Paulo: Inventário de Fontes Documentais. São Paulo:
Centro Paula Souza, 2002a. p. 63-81.