ISSN 2447-746X
DOI: https://doi.org/10.20888/ridpher.v8i00.17508
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Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 8, p. 1-4, e022035, 2022.
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REMEMORAR, DIFUNDIR, HOMENAGEAR
Maria Cristina Menezes
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
mcris@unicamp.br
Lucia Martínez Moctezuma
Universidad Autónoma del Estado de Morelos México
luciamm@uaem.mx
A seção que se apresenta reformulada, para que além de noticiar se possa também
rememorar, abre para a possibilidade da retrospecção e da projeção dos fazeres em prol da
investigação, discussão e divulgação do Patrimônio Histórico-Educativo. Nessa edição o mote
é o Remêmoro de uma ocasião especial e agregadora, sobretudo das (os) investigadoras(es) da
história da educação, enredados com os fazeres voltados à preservação e difusão do patrimônio
histórico-educativo, em publicação do Boletín n. 519, de 12 de maio de 214, de Cuernavaca,
Morelos, México. Um Encontro possibilitador da expansão/divulgação de investigações em
encontro com debates profícuos sob a organização de mesas redondas temáticas.
O Encontro no qual se busca o rememorar, noticiar e homenagear, nessa edição,
desenvolveu-se como III Simpósio Iberoamericano: História, Educação, Patrimônio-
Educativo”, realizado em 2014 na Universidade Autónoma do Estado de Morelos (UAEM), em
Cuernavaca, México.
O Simpósio agregou, além dos investigadores do México, Brasil e Argentina, países
nomeados no noticiário do Boletim da Universidade Autónoma do Estado de Morelos, Campus
de Cuernavaca, investigadores da Colômbia, Portugal e Espanha.
A primeira imagem descortina a Mesa de Abertura do Simpósio com a presença das
Professoras, Marcela Pelanda, da Argentina, que coordenou o II Simpósio Iberoamericano:
História, Educação, Patrimônio Educativo, em 2013, Buenos Aires, Argentina; a Professora
Maria Cristina Menezes, coordenadora do I Simpósio Iberoamericano: História, Educação,
Patrimônio Educativo, UNICAMP, Campinas/SP, Brasil e a Professora Lucia Martinez
Moctezuma que naquele momento, em 2014, se encontrava como a coordenadora do III
Simpósio Iberoamericano: História, Educação, Patrimônio Educativo, na Universidade
Autónoma do Estado de Morelos, Campus de Cuernavaca, no México.
A Notícia apresenta, na sequência, foto emblemática na qual despontam investigadores
participantes, do III Simpósio, em Cuernavaca, de diferentes instituições da América Latina e
Península Ibérica, dentre as quais cabe destacar a presença marcante da Professora Luz Helena
Galván Lafarga, falecida em 2018.
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Luz Helena Galván Lafarga
A segunda imagem da notícia universitária possibilita a nostalgia, a saudade, de um
remêmoro que, à guisa de homenagem, traz o encontro em primeiro plano com a presença então
marcante e hoje saudosa da Professora Luz Galván, a quem nos cabe homenagear nessa ocasião.
A professora Luz Galván, Doutora em História pela Universidade Iberoamericana
(1988), Professora Investigadora do Centro de Investigações e Estudos Superiores em
Antropologia Social, foi uma das fundadoras do Conselho Mexicano de História da Educação.
Publicou importantes obras na área da História da Educação, dentre as quais:
· Magisterio: Formación, situación social y económica y feminización siglo XIX y primeras
décadas del XX.
· Renovación pedagógica en Yucatán, México a principios del siglo XX: Una caracterización
general.
Luz Helena Galván Lafarga. Presente!
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México, Brasil y Argentina discuten acerca de Historia, Educación y Patrimonio
Educativo en la UAEM
Boletín No. 519
Cuernavaca, Morelos; 12 de Mayo de 2014.
México, Brasil y Argentina discuten acerca de Historia,
Educación y Patrimonio Educativo en la UAEM
Este día iniciaron los trabajos del Tercer Simposio Iberoamericano de Historia, Educación y
Patrimonio Educativo en la Universidad Autónoma del Estado de Morelos (UAEM), en el que
participan Brasil, Argentina y México.
Organizado por el Instituto de Ciencias de la Educación (ICE), este simposio pretende el desarrollo
de proyectos de investigación donde la riqueza que adquieran los documentos históricos sobre
educación, permita recorrer nuevos caminos historio- gráficos, donde los países participantes
puedan discutir las diferentes problemáticas en materia de educación y conservación de
documentos históricos educativos.
María Cristina Menezes, profesora investigadora de Historia de la Educación de la Universidad
Estadual de Campinas en Brasil, comentó que con estas actividades académicas se presenta la
oportunidad de reunir a investigadores de varios países para discutir sobre los mismos temas y de
esta manera, avanzar en la salvaguarda del patrimonio histórico educativo de los países
participantes, ya que, desde el primer encuentro en 2012 llevado a cabo en Brasil, se percibieron
que tanto Argentina, xico y Brasil tienen problemas parecidos en el tema de patrimonio
educativo.
Correspondió al director del ICE, Adán Arias Díaz, dar la bienvenida a los participantes y realizar la
inauguración formal de los trabajos del Tercer Simposio Iberoamericano, en el que también se
informó que tendrá tres ejes temáticos: Conservación, restauración y catalogación del patrimonio
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Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 8, p. 1-4, e022035, 2022.
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histórico educativo, con 17 ponencias; El patrimonio histórico educativo como base para la
investigación, con 6 ponencias; y El patrimonio histórico educativo como uso didáctico con 3
ponencias, los cuales se analizarán en 9 mesas de trabajo durante los dos días en los que se realiza
este encuentro.
Por una humanidad culta
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