Essas categorias são colocadas na vida cotidiana, na fala, são os instrumentos de
inteligência. Elas são, de certa forma, aprendidas com o aprendizado da Língua. A metafísica
é, portanto:
“(...) tudo inteiramente na gramática, e seu ensinamento parte do mestre da escola”, (Id).
Proudhon inspira-se livremente na crítica kantiana, atribuindo a formação de ideias à
experiência - à "intervenção de dois agentes, o sujeito e o objeto, na formação de conhecimento"
- rejeitando tanto o sensualismo quanto o inatismo... e faz com que essa [noção] de metafísica
seja então concebida como um obstáculo às ilusões do idealismo e das religiões.
Além disso, Proudhon associa a essa concepção metafísica, que seria transmitida pela
gramática e pela experiência, ao conjunto de regras lógicas que o professor da escola deve
inculcar:
“Verifique constantemente vossas observações, coloque em ordem
vossas ideias, tome com cuidado suas análises, seus resumos e suas
conclusões; seja sóbrio em suas conjecturas e hipóteses; tenha cautela
com as probabilidades e sobretudo com as autoridades; não acredite na
palavra ‘alma que vive’.” (Id., T. I, p. 204).
A metafísica não é, portanto, um conhecimento abstrato inacessível ao povo, é praticado
no conhecimento empírico e ensinado através do ensino reflexivo da língua.
E o mesmo vale para a Filosofia - o que implica numa redefinição democrática de
Filosofia. Proudhon encontra seu mesmo inimigo: monopolização erudita, a monopolização
elitista (ou burguesa) da Filosofia que faz da filosofia um ensinamento raro, ao qual só se
poderia abordar após anos de formação intelectual. Pelo contrário, a Filosofia deve estar
presente em toda existência, assim como esteve a Religião.
E, novamente, a comparação com a Religião é útil. Porque a Filosofia, em vez de ser
um saber erudito e esotérico, deve responder às questões que, à sua maneira, a Religião
resolveu. Proudhon desenvolve este tema, sobretudo, nas páginas sobre “La Philosophie
populaire”, no início de De la Justice. Ele entende por Filosofia:
- A moral: uma moral pessoal e uma moral social que nos diria as regras de uma vida justa, de
uma vida pessoal feliz - que nos diria as regras de uma vida com retidão para com os outros, as
regras da justiça.
- A filosofia compreende toda uma “visão do mundo”. Ele responde, deve responder a todas as
questões práticas e teóricas: o que é Justiça, o que é direito e dever? O que é igualdade? governo,
liberdade, progresso? Mas também o que são amor e casamento?