Com o apoio de recursos da Pró-Reitoria de Pesquisa, e, posteriormente, com o auxílio
do CNPq, foi organizado, sob a coordenação da profa. Carmen Moraes, um grupo de pesquisa
integrado pelas professoras Cecília Hanna Mate e Doris Accioly, alunos bolsistas de Iniciação
Científica, Mestrado e Doutorado, pela arquivista responsável do CME, a doutoranda Iomar
Zaia (bolsista do Programa de Contratação de Técnicos de Nível Superior - PROCONTES da
Pró-Reitoria de Pesquisa e, depois, da CAPES, e posteriormente, bolsista de pós-doutorado no
CME, pela FAPESP ), iniciando-se o trabalho de recolhimento e organização dos documentos
do acervo.
Ao concluirmos a realização da pesquisa, foi feita a digitalização de todos os
documentos textuais, administrativos e pedagógicos, e de grande parte das fontes
iconográficas, os quais se encontram reunidos em DVD e colocados à disposição dos
pesquisadores no site do CME (www.fe.usp.br/laboratorios). O Inventário Analítico de fontes,
instrumento de classificação formal e facilitador do uso pedagógico do arquivo, foi publicado
pela EDUSP e EDUNIFESP com o auxílio da FAPESP, em 2013, como produção coletiva do
Grupo de pesquisa João Penteado, incluindo artigos de seus integrantes, fruto do exame e
análise das fontes levantadas (Educação Libertária no Brasil. Inventário de Fontes: o Acervo
João Penteado (1912-1968). É importante ressaltar que os alunos pesquisadores do Grupo João
Penteado participaram de eventos nacionais e internacionais (Congresso Iberoamericano de
História da Educação, Congresso LusoBrasileiro de História da Educação. Encuentro
Internacional de Historia de la Educación - México, Anped, Anpuh e outros), apresentando os
seus trabalhos e socializando as informações do acervo.
Nos textos que foram produzidos12, alguns apresentados em congressos, procurou-se
demarcar, além da preservação da memória educacional, a relevância teórica da pesquisa,
dando prosseguimento aos estudos anteriores, como os das escolas técnicas, e problematizando
certos conceitos e interpretações até agora aceitos na análise histórica e na historiografia
12MORAES, Carmen S. V., CALSAVARA. T., RIGHI, D., SANTOS, L. O Acervo documental escolar do
educador anarquista João Penteado (1912-1961). A importância das fontes arquivísticas e museológicas para o
estudo da educação brasileira. In: Revista Brasileira de História da Educação, SBHE/Ed Autores Associados.
São Paulo/Campinas, v.11, n. 1 (25), p. 117- 130, jun – abr. 2011; MORAES, Carmen S. V., CALSAVARO. T.O
ensino libertário e a relação trabalho e educação. Algumas reflexões. In: Anais da 33ª. Reunião Anual da
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-Anped. Educação no Brasil: o balanço de
uma década. Caxambu/MG, 2010, MORAES, Carmen S.V., CALSAVARA, T.; MARTINS, A.P. O ensino
libertário e a relação entre trabalho e educação: algumas reflexões. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 38,
p. 997-1012, 2012. MORAES, Carmen S. V., ACCIOLY E SILVA, D. Arquivo João Penteado e sua importância
para os estudos de educação anarquista no Brasil. Projeto História (Online), v. 48, p. 1-23, 2013. MORAES,
Carmen S. V.; SILVA, D. A. E. ; SANTOS, L. E. dos; CALSAVARA, T. S. . Reverberações de um Arquivo
Escolar Anarquista. RIDPHE_R REVISTA IBEROAMERICANA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO,
v. 1, p. 146-157, 2015.--