Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Ridphe_R, Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, é uma publicação on-line hospedada no Portal de Publicações Periódicas da Faculdade de Educação/UNICAMP e organizada no âmbito das temáticas da Rede Iberoamericana para a Investigação e a Difusão do Patrimônio Histórico Educativo – RIDPHE, que publica artigos resultantes de pesquisa ou de reflexão acadêmica, estudos analíticos, resenhas, entrevistas, encaminhados por pesquisadores que tratam da temática do Patrimônio Histórico-Educativo.

A revista, como veículo de registro e divulgação científica, tem como objetivos aprofundar a discussão sobre os aspectos metodológicos para o estudo da documentação de acervos históricos pedagógicos e debater os desafios da preservação deste patrimônio histórico-educativo, propiciando o intercâmbio de informações entre pesquisadores de diferentes nacionalidades que estudam a escola a partir de sua cultura material, buscando apreendê-la historicamente. Visa ainda contribuir para a elaboração de propostas de preservação e difusão dos acervos que possam subsidiar políticas públicas para a área.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha

A resenha deve estar acompanhada de referência bibliográfica do livro resenhado, nome do autor da resenha e nome da instituição. Pode ser dado um título à resenha. A resenha deve ter extensão mínima de 3 páginas e máxima de 6 páginas. Somente serão aceitas resenhas de livros publicados há no máximo quatro anos e que estejam diretamente vinculados ao tema tratado pela revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Documento

Nessa seção são divulgados textos, bem como documentos (leis, pareceres, normalizações), emanados de órgãos governamentais e que abordem questões de interesse para a área temática da revista.

O documento deve acompanhar título, ano e fonte do documento, nome do apresentador e uma breve apresentação do documento, com extensão máxima de 4 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Notícia

Apresenta noticias variadas que tratam da temática do Patrimônio Histórico Educativo.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos serão submetidos à Equipe Editorial da revista, que decidirá sobre a oportunidade da publicação das contribuições recebidas. Na análise para a aceitação de um texto serão observados os seguintes critérios:

- Adequação ao escopo da revista;

- Qualidade científica;  

- Cumprimento das presentes normas para publicação.

Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador. Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Fontes de Indexação / Indexation Sources

                       
  
               
                   
  
 

EM AVALIAÇÃO

 
  

 

Divulgação em Catálogos, Bibliotecas Virtuais

 

Taxas para submissão e publicação de textos

RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos textos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

 

Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas

RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na revista. Os autores que enviam artigos para a RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo  declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.

 

Ahead of Print (AOP) - Publicação Avançada

A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo adere à modalidade de Publicação Avançada de Artigos (PAA) ou Ahead of Print (AOP)

  • Informamos que a RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo passa a adotar a partir deste momento a prática de Publicação Avançada de Artigos (PAA), conhecida também como Ahead of Print (AOP). Essa medida minimiza o problema do tempo de publicação entre o aceite a divulgação do artigo aprovado, justamente pela grande demanda de submissões recebidas pela Revista. Também consideramos uma forma de dar visibilidade e ampliar o acesso aos artigos já arbitrados, independentemente de sua editoração e formatação para a edição final.
  • Destacamos que essa modalidade está sendo amplamente empregada em muitos periódicos nacionais e estrangeiros que querem antecipar a publicação de seus artigos e pesquisas já aprovados pelos referees. Haja vista que a morosidade do retorno de pareceres é um dos problemas enfrentados quando o artigo está em processo de avaliação, tal prática vem possibilitar o Editor a agilizar os trabalhos já avaliados e editorados, cabendo a ele fomentar esses dados para divulgação e viabilizá-los para as estatísticas de sua publicação.
  • Portanto, vale dizer que é vantagem tanto para o periódico realizar a PAA quanto para o autor, pois problemas com o fluxo de editoração são minimizadas e quanto mais rápido os artigos forem indexados nas bases de dados e índices de citação nacionais ou internacionais, como por exemplo, o Google Acadêmico, mais rapidamente será disponibilizado os dados de pesquisa para acesso e citação.
  • Dessa forma, informamos aos nossos leitores e autores, que a partir da segunda edição de 2018 estaremos adotando a modalidade PAA/AOP como uma nova seção da revista.

  • Os editores - Maio/2018