Banner Portal
IN-SITU
PDF

Palavras-chave

Pinault Collection
Ouverture
Urs Fischer
Site-specific

Como Citar

FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. IN-SITU: notas de campo sobre Untitled (2011), de Urs Fischer, na mostra ouverture da Pinault Collection . Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 136–141, 2022. DOI: 10.20396/rhac.v3i1.16040. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/16040. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

No contexto da exposição Ouverture, mostra inaugural da Pinault Collection em seu espaço parisiense, a Bourse de Commerce, este trabalho visa refletir sobre as dimensões conceituais a extensão, mas também os limites da categoria In-situ, utilizada como recurso narrativo, tanto curatorial quanto museológico, na institucionalização de obras relacionadas ao espaço arquitetônico. Ancorados na ideia de site-specific, e mais propriamente no conceito de site-specificity, tomaremos o trabalho Untitled (2011), do artista suíço Urs Fischer, como exemplo heurístico de tais transformações.

https://doi.org/10.20396/rhac.v3i1.16040
PDF

Referências

CRIMP, Douglas. Redefining Site Specificity in On the Museum’s Ruins. Massachusetts: The MIT Press, 1995.

KAYE, Nick. Site-specific Art – Performance, Place and Documentation. Londres: Routledge, 2000.

KRAUSS, Rosalind. “Sculpture in the Expanded Field”. October, v. 8, Spring, 1979.

KWON, Miwon. One Place After Another - Site-Specific Art and Location Identity. Massachusetts: The MIT Press, 2002.

O’DOHERTY, Brian. Inside the White Cube – The Ideology of the Gallery Space. São Francisco: The Lapis Press, 1986.

PINK, Sarah. Doing visual ethnography. Londres: Sage, 2013.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Henrique Grimaldi Figueredo

Downloads

Não há dados estatísticos.