Resumo
No contexto da exposição Ouverture, mostra inaugural da Pinault Collection em seu espaço parisiense, a Bourse de Commerce, este trabalho visa refletir sobre as dimensões conceituais a extensão, mas também os limites da categoria In-situ, utilizada como recurso narrativo, tanto curatorial quanto museológico, na institucionalização de obras relacionadas ao espaço arquitetônico. Ancorados na ideia de site-specific, e mais propriamente no conceito de site-specificity, tomaremos o trabalho Untitled (2011), do artista suíço Urs Fischer, como exemplo heurístico de tais transformações.
Referências
CRIMP, Douglas. Redefining Site Specificity in On the Museum’s Ruins. Massachusetts: The MIT Press, 1995.
KAYE, Nick. Site-specific Art – Performance, Place and Documentation. Londres: Routledge, 2000.
KRAUSS, Rosalind. “Sculpture in the Expanded Field”. October, v. 8, Spring, 1979.
KWON, Miwon. One Place After Another - Site-Specific Art and Location Identity. Massachusetts: The MIT Press, 2002.
O’DOHERTY, Brian. Inside the White Cube – The Ideology of the Gallery Space. São Francisco: The Lapis Press, 1986.
PINK, Sarah. Doing visual ethnography. Londres: Sage, 2013.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Henrique Grimaldi Figueredo