Banner Portal
Meirelles, Zeferino, Bernardelli e outros mais
PDF

Palavras-chave

Academia Imperial de Belas Artes
Ensino artístico
Arte italiana

Como Citar

DAZZI, Camila. Meirelles, Zeferino, Bernardelli e outros mais: a trajetória dos pensionistas da Academia Imperial em Roma. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 10, p. 17–42, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15589. Acesso em: 31 ago. 2024.

Resumo

Questionando a concepção da França como detentora máxima da Modernidade no século XIX, o presente artigo procura demonstrar, com base na recente fortuna crítica sobre o período, que tal teoria é historicamente construída. O texto busca, ainda, apresentar como se deu a trajetória artística dos pintores e escultores brasileiros que optaram por Roma como sede de seus estudos. Em que instituições estudaram? A que movimentos artísticos se filiaram? Que acesso tiveram à produção histórica de arte? São essas algumas das perguntas que buscamos responder, com o intuito de compreender os componentes que dão materialidade específica às suas produções.

PDF

Referências

BAROCCHI, Paola (org.). Testemunianze e polemiche figurative in Itália: Dal bello ideale al preraffaelismo. Florence: Casa Editrice G. D’Anna, 1972.

CENTENÁRIO de nascimento do Prof. Rafael Frederico. In: Arquivos da Escola de Belas Artes, n. XI, pp. 59-74 (com relatos de seus filhos A. Frederico e Orlando Frederico).

DE GRADA, Raffaele. “Come si affronta l’arte oggi: Italia e Europa”. Arte & Carte on line Periodico di Cultura Informazione e Creativita’ Artistica. Napoli: Arte Dimensione Edizioni. Publicado em: 1º jul. 2004. Disponível em: <http://www.arteecarte.isnet. it/archivio/ricerca.php> Acesso em: 20 fev. 2006.

GONZÁLES, Carlos e Martí, Montse (org). Pintores Españoles en Roma (1850-1900). Tusquets Editaes, 1996.

LAMBERTI, Ma ria Mimita. “I mutamenti del mercato e le ricerche degli artisti”. In: Storia dell`arte italiana. Turin: Giulio Einaudi Editore, 1982. (Third Volume: Il Novecento).

LEITE, José Roberto Teixeira. “Belle Epoque no Brasil”. In: Arte no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

MIGLIACCIO, Luciano. Os novos: arte e crítica de arte no Brasil da Belle Époque. Palestra apresentada no XXI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, RJ/MNBA, 2001 (não publicado).

PEREIRA, Sonia Gomes. “Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro: revisão historiográfica e estado da questão”. In: Revista Arte & Ensaios. Rio de Janeiro: School of Fine Arts Post-Graduate Program /UFRJ, n. 8, 2001. p. 73.

PEREIRA, Sonia Gomes. “O ensino de arquitetura e a trajetória dos alunos brasileiros na ‘École des Beaux-Arts’ em Paris”. In: 185 Anos da Escola de Belas Artes. Rio de Janeiro: Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/EBA/UFRJ, 2001/2002, pp. 95-182.

PIANTONI, Gianna. “Considerazioni su alcuni aspetti della teoria nazarena”. In: I Nazareni a Roma. Catalogo della mostra a cura di G. Piantoni e S. Susinno. Roma: Galleria Nazionale d’Arte Moderna, 1981, pp. 30-38.

REYERO, Carlos. “Artisti spagnoli e portoghesi: L`esperienza italiana, um passaggio obbligato per la formazione artística”. In: Ottocento; cronache dell`arte in italiana dell`Ottocento, no 20. Milan: Giorgio Mondadori, 1991.

TAVARES, André. “Acerca de Zeferino da Costa e da pintura para a Igreja de Nossa Senhora da Candelária”. In: Rotunda. Campinas, n. 1, April 2003, pp. 32-38.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.