Banner Portal
A cultura guarani em debate
PDF

Palavras-chave

Cultura Guarani
Altônia
Arqueologia
Grafismos

Como Citar

PEREZ, Glauco Constantino. A cultura guarani em debate: o Sítio Arqueológico Córrego da Lagoa 2. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 14, p. 39–55, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15472. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo pretende apresentar as últimas pesquisas realizadas com o acervo cerâmico do Sítio Arqueológico Córrego da Lagoa 2, localizado no município de Altônia (PR), relacionando os grafismos encontrados nestas cerâmicas a outros trabalhos que também buscaram compreender a arte entre os indígenas do tronco linguístico Tupi. Buscamos apresentar o histórico do sítio, a organização do acervo e por fim alguns apontamentos relacionando a arte indígena e os desenhos.

PDF

Referências

ELLI, Francisco Silva. Sem tekohá não há tekó (em busca de um modelo etnoarqueológico da aldeia e da subsistência Guarani e sua aplicação a uma área de domínio no Delta do Rio Jacuí (RS), Dissertação de Mestrado, PUCRS, Porto Alegre, 1993.

FERNANDES, Florestan. Organização social do tupinambá. São Paulo: Corpo e alma do Brasil, 1963.

OLIVEIRA, Kelly. Estudando a cerâmica pintada da tradição Tupiguarani: a coleção Itapiranga, Santa Catarina. Dissertação de Mestrado, PUCRS, Porto Alegre, 2008.

PROUS, André. “A pintura em cerâmica guarani.” Ciência Hoje, v. 36, n. 213, mar. 2005, p. 22-28.

PROUS, André. Arqueologia brasileira. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 1992.

SIMÃO, Ana Paula. Do caco ao fragmento: análise da coleção cerâmica guarani do sítio arqueológico Lagoa Xambrê - Altônia/PR. Dissertação de Mestrado, Maringá, 2002.

VIDAL, Lux. “Antropologia estética: enfoques teóricos e contribuições metodológicas”. In: VIDAL, Lux (org.). Grafismo indígena. São Paulo: EDUSP.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.