Resumo
A partir da obra Le cantique des cantiques, de 1853, de Gustave Moreau, o artigo expõe a presença de Théodore Chassériau nas obras de Moreau, sobretudo em suas primeiras telas. Embora seja comum encontrar entre os historiadores indicações sobre tais ligações, a demonstração efetiva dessa aproximação ainda é lacunar. Muitas das características apontadas, especialmente para a figura feminina, estão presentes até mesmo nas obras posteriores de Gustave Moreau e que serão uma forte marca em seu simbolismo.
Referências
GAUTIER, Théophile apud FOREST, Marie-Cécile. “Carnets inédits de Gustave
July Monarchy”. In: GUÉGAN, Stéphane (Org.) Chassériau (1819-1856) Un autre
Moreau. Le romantisme à son crépuscule”. In BRUGEROLLES, Emmanuelle, p. 21.
RIBNER, Jonathan. “Théodore Chassériau and the Anti-Heroic Mode under the
romantisme. Paris: Louvre, 2002, p. 14.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura