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O museu insuficiente, a clínica artística e a micropercepção do receptor na Estruturação do Self de Lygia Clark
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Palavras-chave

Arte Contemporânea Brasileira
Lygia Clark
Museus de Arte
Psicanálise
Clínica
Crítica

Como Citar

ALMEIDA, Eduardo Augusto Alves de. O museu insuficiente, a clínica artística e a micropercepção do receptor na Estruturação do Self de Lygia Clark. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 17, p. 185–201, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15313. Acesso em: 31 ago. 2024.

Resumo

Este artigo coloca em discussão os desafios enfrentados pela museologia tradicional no que diz respeito à exposição de obras de arte contemporânea, revelando deficiências e buscando caminhos possíveis. Para tanto, utiliza como exemplo a Estruturação do Self, obra derradeira de Lygia Clark, que habita a fronteira do ateliê com a clínica psiquiátrica, exibida na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2006, sob curadoria de Suely Rolnik. Apoiado em textos filosóficos, psicanalíticos e críticos, o artigo analisa aquele caso específico e procura localizá-lo dentro de um dilema muito mais amplo, em voga, que envolve propostas curatoriais, artísticas e de recepção estética em museus de arte contemporânea.

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Referências

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