Banner Portal
O moderno no Brasil ao final do século 19
PDF

Palavras-chave

Modernidade
Arte Brasileira
Século 19
Escola Nacional de Belas Artes

Como Citar

DAZZI, Camila. O moderno no Brasil ao final do século 19. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 17, p. 87–124, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15299. Acesso em: 31 ago. 2024.

Resumo

Pela análise de críticas de arte publicadas no Brasil – em um recorte temporal que engloba desde 1884, com os textos acerca da última Exposição da Academia Imperial de Belas Artes, até 1894, com as críticas sobre a 1ª Exposição Geral organizada pela Escola Nacional de Belas Artes –, o artigo lança luz sobre o conceito de modernidade tal como adotado pelo meio artístico nacional ao final do Oitocentos.

PDF

Referências

AGOSTINI, Angelo. “Bellas-Artes”, Revista Illustrada. ano XIII, n. 494, 1888, pp. 2 e 3 apud SILVA, Rosangela de Jesus. Anexo: notas e artigos sobre crítica de arte na Revista Illustrada. A crítica de arte de Angelo Agostini e A cultura figurativa do final do Segundo Reinado. Campinas, 2006. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Programa de Pós-Graduação em História da Arte do IFCH/UNICAMP.

AMOÊDO, Rodolpho. Anexo Q. NASCIMENTO, Alexandre Cassiano do. Relatório do Ministro da Justiça e Negócios Interiores, Apresentado ao Vice Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, em março de 1894.

BARATA, Mario. Henrique Bernardelli: uma coleção de desenhos. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1976. s/p.

BAUDELAIRE, Charles. Le Dandy. Le Peintre de Ia Vie Moderne. Oeuvres Complètes. Paris: Seuil, 1968.

BAUDELAIRE, Charles. Le Painter de La Vie Moderne. Publié la 1ère fois en 1863. Disponível em: http://www.livrespourtous.com/. Em nossa tradução livre: “pintor da circunstância e de tudo que ela oferece de eterno”.

“BELAS ARTES”. Gazeta de Notícias, 7 abr. 1890. p. 1 apud CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Anexo I do Relatório Final ao CNPq. O conceito de modernidade e a Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: https://sites.google.com/site/anacanti/.

BERNARDELLI, Rodolpho. Anexo P. FERREIRA, Antonio Gonçalves. Relatório do Ministro da Justiça e Negócios Interiores, Apresentado ao Vice-Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, em abril de 1895.

BILAC, Olavo. Gazeta de Notícias, 8 jun. 1890. p. 1.

BILLY, André. Vie des frères Goncourt: précédant le Journal d’Edmond et Jules de Goncourt. v. 3. Mônaco: L’imprimerie Nationale, 1956.

BOAS, George. “Il Faut être de son Temps”. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, Spring, v. 1, n. 1, 1941.

BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

CAMARATE, Alfredo. Ao Visitante. Catálogo dos Quadros de Henrique Bernardelli e Nicolao Facchinetti. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1886. pp. 1-2. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/catalogos/catalogo_hb1886.htm.

CAMARATE, Alfredo. Gazetilha. Jornal do Commercio, 24 out. 1886. s/p.

CHIARELLI, Tadeu. “Rodolpho Amoêdo entre a Academia e a Academia”. O Estado de S. Paulo, 15 jun. 1991. Cultura.

COLI, Jorge. “Bom dia, senhor Courbet!”. NOVAES, A. (org.). Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

“DA UN ARTICOLO DI BÜRGER INTORNO ALLE BELLE ARTI NELLA MOSTRA UNIVERSALE DI PARIGI.” Gazzettino delle Arti Del Disegno. Anno I Firenze, 8 Giugno 1867.

D’ANNUNZIO, Gabriele. “Dell’arte di Francesco Paolo Michetti [1896]”. Prose scelte. Milano: Treves, 1906.

DAZZI, Camila. “O Moderno ao final do século 19”. In: “Pôr em prática e Reforma da antiga Academia”: a concepção e a implementação da reforma que instituiu a Escola Nacional de Belas Artes, em 1890. Rio de Janeiro, 2011. Tese (Doutorado em História da Arte) – PPGAV/UFRJ.

DUQUE, Gonzaga. “Exposição Facchinetti e Henrique Bernardelli. Bellas Artes”. A Semana, 13 nov. 1886. s/p.

DUQUE, Gonzaga. Impressões de um amador: textos esparsos de crítica (1882-1909). Organização de Júlio Castañon Guimarães e Vera Lins. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2001.

“EXPOSIÇÃO GERAL DE BELAS ARTES. MODESTO BROCOS”. Gazeta de Notícias, 12 out. 1894.

FER, Briony. “O que é moderno?” FRANCISNA, F.; BLAKE, N.; FER, B.; HARRISON, C.; GARB, T. Modernidade e modernismo: a pintura francesa no século 19. São Paulo: Cosac Naify, 1998.

GRIMOLDE, Alberto (a cura di). Omaggio a Camillo Boito. Milano: Francoangeli, 1991.

GUARILHA, Hugo Xavier. A questão artística de 1879: um episódio da crítica de arte no segundo reinado. Campinas, 2005. Dissertação (Mestrado em História) – 2005/UNICAMP.

GUANABARINO, Oscar. Coluna Artes. O Paiz, 5 nov. 1886. s/p.

GUANABARINO, Oscar. “Exposição da Escola Nacional de Bellas Artes – Artes e Artistas”. O Paiz, 8 set. 1898.

GUANABARINO, Oscar. “Artes – Exposição Artística”. O Paiz, 8 nov. 1886.

GUANABARINO, Oscar. Coluna Artes. O Paiz, 5 nov. 1886. s/p.

“HENRIQUE BERNARDELLI”. Gazeta de Notícias, 6 out. 1894, p. 1. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/egbr.

JUNIOR, França. “Henrique Bernardelli”, Echos Fluminenses. O Paiz, 8 nov. 1886.

LAGRANGE, Léon. “Le salón de 1865”. Le Correspondant, 25 mai. 1865. Disponível em: http://books.google.fr/.

MARINHO, Maria de Fátima. “Sentiu Garret o fascínio do dândi?”, Revista Língua e Literatura, Faculdade de Letras, Porto, XVIII, 2001.

MAUPASSANT, Guy de. Chroniques. III Vol. Paris: Union Générale d’Editions, 1980. p. 384 apud WOLTER, Jennifer Kristen. Huysmans and Maupassant Following Zola’s Model of Naturalism. Dissertation presented in Partial Fulfillment of the Requirements for the Degree Doctor of Philosophy in the Graduate School of The Ohio State University, 2003. p.329. Disponível em: http://etd.ohiolink.edu/.

MELLO FRANCO, Armínio de. “Correspondência”. Jornal Minas Gerais, 19 set. 1894 apud GIANNETTI, Ricardo (org.). “‘Notícias Artísticas’, por Armínio de Mello Franco: Comentário sobre a Exposição de pinturas de Belmiro de Almeida, realizada na Escola Nacional de Belas Artes, em setembro de 1894”, 19&20, Rio de Janeiro, v. V, n. 4, out./dez. 2010. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/artigos_imprensa/amfranco1.htm.

MIGLIACCIO, Luciano. “O século XIX”. ARAÚJO, Emanoel (org.). Mostra do Redescobrimento. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2002 (Catálogo).

MIGLIACCIO, Luciano. Arte Brasiliana del secolo XIX. Udine: Universitá degli studi di Udine, 2007.

NAUBERT-RISER, Constance. 1890-1900: Introduction. La promenade du critique influent: anthologie de la critique d’art en France 1850-1900. Paris: Hazan, 1990.

NOCHLIN, Linda. “Il faut etre de son temps”: il realismo e l’esigenza della contemporanietà”. Il realismo nella pittura europea del XIX secolo. Torino: Einaudi, 2003. (edição italiana).

RIUOT, Denys. “Diversité des impressionnismes (1874- 1886)”. Les écrivains devant l’impressionisme. Paris: Macula, 1989.

RIUOT, Denys. “Théodore Duret, gentleman de la critique (1838-1927)”. DURET, Théodore. Critique (1838-1927)”.

SCARAFFIA, Giuseppe. Petit Dictionnaire du Dandy. Paris: Edition Sand, 1988.

SCHAPIRO, Meyer. “O conceito de Impressionismo”. Impressionismo. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

STRINATI, Claudio (a cura di). Francesco Paolo Michetti: Dipinti, Pastello, Disegni. Napoli: Electa, 1999.

WILSON, Michael; STURGIS, Alexander; CHRISTIANSEN, Rupert; OLIVER, Lois. Rebels and Martyrs: The Image of the Artist in the Nineteenth Century. London: National Gallery Publications, 2006.

ZOLA, Émile. Mes haines: causeries littéraires et artistiques. Paris: G. Charpentier, 1879. p. 25. Disponível em: http://www.gallica.fr/.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.