Banner Portal
O figurista Jerônimo da Silva e a pintura barroca na Igreja de Nossa Senhora da Pena, em Lisboa
PDF

Palavras-chave

Quadratura
Barroco Joanino
Jerônimo da Silva
Tetos Pintados
Perspectiva

Como Citar

MELLO, Magno. O figurista Jerônimo da Silva e a pintura barroca na Igreja de Nossa Senhora da Pena, em Lisboa. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, n. 17, p. 49–63, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/15298. Acesso em: 31 ago. 2024.

Resumo

O pintor-decorador Jerônimo da Silva pode ser considerado um dos artistas mais apreciáveis do período joanino. Iniciou seus estudos em Lisboa nos primeiros anos do século 18 e foi ativo até meados desse século. Pouco se sabe da sua vida pessoal e menos ainda sobre sua formação. Seu trabalho mais intenso pode ser considerado a decoração do teto e das paredes laterais da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora da Pena, em Lisboa, por volta de 1720, um trabalho que sobreviveu ao Terremoto de 1750 e que permite identificar uma face da pintura de teto no tempo de D. João V.

PDF

Referências

“Jerônimo da Silva (act. 1700-1753)”, in A Pintura em Portugal Ao Tempo de D. João V – 1706- 1750, Joanni Magnifico, cat., Lisboa, IPPAR, 1994.

Lisboa, Arquivo Paroquial da Igreja da Pena, Livro de Acórdãos, 1709-1783, fol. 23.

“O Sacramento da Eucaristia de Jerônimo da Silva: o programa iconográfico da capela-mor da Pena em Lisboa”, in Artistas, Imagens, e Ideias na Pintura do século 18, Lisboa, Livros Horizontes, 1995.

MELLO, Magno Moraes, A pintura de tetos em perspectiva no Portugal de D. João V, Editorial Estampa, Lisboa, 1998.

MELLO, Magno Moraes, “O teto da Igreja do Menino-Deus: um procedimento operativo na construção do espaço perspéctico”, In Revista de História da Arte – Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, nº 5, Lisboa, 2008.

PIMENTEL, Antônio Filipe, “Laprade, Claude Joseph Courrat (1682-1738)”, in Dicionário da Arte Barroca em Portugal, Lisboa, Editorial Presença, 1989.

SALDANHA, Nuno, “Jerônimo da Silva (act. 1700-1753)”, in A Pintura em Portugal Ao Tempo de D. João V – 1706-1750 – Joanni V Magnifico, Cat., Lisboa, 1994.

SALDANHA, Nuno, “A Pintura na Igreja de Nossa Senhora da Pena em Lisboa (séculos 17 a 19) – A iconografia, função da imagem e seu controlo”, in Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa, série III, nº 90 – 1989.

SALDANHA, Nuno, “Jerônimo da Silva (1687-1753). Um pintor joanino na Lisboa setecentista”, in Lisboa Barroca e o Barroco em Lisboa – colóquio de história da arte, Livros Horizontes, 2007.

SMITH, Robert, A Talha em Portugal, Livros Horizonte, 1962.

WITTKOWER, Rudolf, Arte y arquitetura em Itália 1600-1750, Manuales Arte Cátedra, Madri, 1992.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista de História da Arte e da Cultura

Downloads

Não há dados estatísticos.