Banner Portal
Desenhos de figurinos de Alexandra Exter para Aelita, rainha de Marte
PDF

Palavras-chave

Ficção científica
Figurinos
Vanguarda

Como Citar

ABREU, Priscyla Kelly Vieira. Desenhos de figurinos de Alexandra Exter para Aelita, rainha de Marte. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 81–104, 2020. DOI: 10.20396/rhac.v1i1.13681. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/13681. Acesso em: 28 abr. 2025.

Resumo

Este artigo abarca os figurinos elaborados pela artista russa Alexandra Exter (1882-1949) para o filme de ficção científica Aelita, Rainha de Marte e busca compreender as soluções visuais elaboradas por ela para os personagens extraterrestres, sobretudo a figura feminina que protagoniza o filme. Por meio da análise comparativa de imagens, observamos que os trajes elaborados para Aelita apresentam tanto características inovadoras e preceitos vanguardistas quanto fórmulas visuais convencionais e orientalistas.  Nossa postura metodológica se pauta nas práticas de Aby Warburg.

https://doi.org/10.20396/rhac.v1i1.13681
PDF

Referências

BORTULLUCCE, Vanessa Beatriz. A arte dos regimes totalitários do século XX. Editora Annablume, 2008.

BOWLT, John E. Constructivism and Russian Stage Design. Performing Art Journal, vol. 1, Nº 3, 1977.

CASE, Sue-Ellen. Performing Science and the Ritual. Routledge, 2007.

CHRISTIE, Ian; TAYLOR, Richard. Inside the Film Factory: New Approaches to Russian and Soviet Cinema. Routledge, 2005.

DAZZI, Camila. Relações Brasil-Italia na arte do Segundo oitocentos: estudos sobre Henrique Bernardelli (1880 a 1890). Dissertação de Mestrado, Biblioteca Digital Unicamp. Disponível em http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000381503.

EVANS, Arthur; WILLENS, Phillip; ROBIDA, Albert. The Twentieth Century. Wesleyan University Press, 2004.

GUINSBURG, J. Stalinavski, Meierhold e Cia. São Paulo: Perspectiva, 2001.

HUNT, Laura A. From Performer to Petrushka: A Decade of Alexandra Exter’s Work in Theater and Film. Dissertação de mestrado. Atlanta: Georgia State University, 2011. p. 64. Disponível em: http://scholarworks.gsu.edu/art_design_theses/70. Acesso em: 20 mar. 2017.

LEZO, Denise. Arquitetura, Cidade e Cinema: vanguardas do imaginário. Dissertação de Mestrado, Escola de Engenharia de São Carlos – USP (Orientação: Carlos Alberto Ferreira Martins), 10-05.2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-14092010-101531/pt-br.php. Acesso em: 18 mar. 2017.

LEZO, Denise. Arquitetura, Cidade e Cinema: vanguardas do imaginário. Dissertação de Mestrado, Escola de Engenharia de São Carlos – USP (Orientação: Carlos Alberto Ferreira Martins), 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-14092010-101531/pt-br.php. Acesso em: 18 mar. 2017.

PERLOFF, Marjorie. O momento futurista: avant-garde, avant-guerre e a linguagem da ruptura. São Paulo: Edusp, 1993.

RIPELLINO, Angelo Maria. O truque e a alma. São Paulo: Perspectiva, 1996.

TOLSTOI, Alexei. Aelita. Disponível em: https://archive.org/stream/AlexeiTolstoyAelita/Alexei-Tolstoy-Aelita#page/n1/mode/2up.

WOSK, Julie. Women and the machine: Representations from the spinning wheel to the electronic age. JHU Press, 2003.



O conteúdo submetido é de responsabilidade do autor. A RHAC não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores. Cabe aos autores obter por escrito a permissão de uso de qualquer material protegido. A simples remessa de originais implica a autorização para publicá-los. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. A RHAC trabalha sob Licença Creative Commons CC-BY.

Atribuição (BY):  licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, apresentando os devidos créditos aos autores ou licenciadores, na maneira especificada por estes.

Downloads

Não há dados estatísticos.