Banner Portal
Considerações sobre a I Bienal de São Paulo
PDF

Palavras-chave

I Bienal de São Paulo
Biennale di Venezia
Francisco Matarazzo Sobrinho

Como Citar

ROCCO, Renata Dias Ferraretto Moura. Considerações sobre a I Bienal de São Paulo: correspondência de Marco Valsecchi a Rodolfo Pallucchini. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 105–122, 2020. DOI: 10.20396/rhac.v1i1.13627. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rhac/article/view/13627. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo a discussão de alguns aspectos apontados na correspondência enviada pelo crítico de arte Marco Valsecchi ao secretário da Biennale di Venezia, Rodolfo Pallucchini, em novembro de 1951, a propósito de suas impressões acerca da primeira Bienal de São Paulo. Esta correspondência localizada no Arquivo da Biennale di Venezia é bastante relevante na medida em que ilumina não somente a opinião e expectativas dos italianos sobre a mostra brasileira, mas também os bastidores de sua realização.  

https://doi.org/10.20396/rhac.v1i1.13627
PDF

Referências

APOLLONIO, Umbro. [Correspondência]. Destinatário: Edoardo Bizzari. La Biennale di Venezia, A.S.A.C., serie Paesi, busta n. 5 (1948-1964), 10 jan. 1950.

APOLLONIO, Umbro. [Correspondência]. Destinatário: Pietro Maria Bardi. La Biennale di Venezia, A.S.A.C., serie Paesi, busta n. 5 (1948-1964), 13 jan. 1950.

BARDI, Pietro Maria. [Correspondência]. Destinatário: Rodolfo Pallucchini. La Biennale di Venezia, A.S.A.C., Serie paesi, 1940-1968. Brasile 1947-1964, 02 jan. 1950.

BARDI, Pietro Maria. [Correspondência]. Destinatário: Rodolfo Pallucchini. La Biennale di Venezia, A.S.A.C., serie paesi, 1940-1968. Brasile 1947-1964, 26 ago. 1949.

CAT. EXP. Realismo, Classicismo e Vanguarda: Pintura Italiana do Entreguerras. Ana Gonçalves Magalhães (org.). São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2013.

JACHEC, Nancy. Politics and Painting at the Venice Biennale. Inglaterra: Manchester University Press, 2007.

La Biennale di Venezia, A.S.A.C., Serie paesi, 1940-1968. Brasile 1947-1964.

La Biennale di Venezia, A.S.A.C., Serie paesi, 1940-1968. Brasile 1947-1964.

La Biennale di Venezia, A.S.A.C., serie Paesi, busta n. 5 (1948-1964).

MAGALHÃES, Ana Gonçalves. A Bienal de São Paulo, o Debate Artístico dos Anos 1950 e a Constituição do Primeiro Museu de Arte Moderna do Brasil, Museologia & Interdisciplinaridade - Revista do Programa de Pós-Graduação em ciência da informação da Universidade de Brasília – v. IV, n. 7, out. - nov. 2015.

MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Pintura Italiana do Entreguerras nas Coleções Matarazzo e as origens do Acervo do Antigo MAM: Arte e Crítica de Arte entre Itália e Brasil. MAC USP, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/32/tde-22052015-132206/fr.php. Acesso em: 19 fev. 2020.

MATARAZZO SOBRINHO, Francisco. [Correspondência]. Destinatário: Rodolfo Pallucchini. La Biennale di Venezia, A.S.A.C. Mostre all’estero. Biennali di San Paolo del Brasile. Busta 1, 04 nov. 1951.

MATARAZZO, Ciccillo. [Correspondência]. Destinatário: Giovanni Ponti. Arquivo Wanda Svevo/ Fundação Bienal de São Paulo caixa XXV Biennale di Venezia. Carta também presente em La Biennale di Venezia, A.S.A.C., Fondo Storico, serie Mostre all’estero. Biennali di San Paolo del Brasile. Busta 1, out. 1950.

MATARAZZO, Ciccillo. [Correspondência]. Destinatário: Rodolfo Pallucchini. Arquivo Wanda Svevo/ Fundação Bienal de São Paulo, caixa XXV Biennale di Venezia. Carta localizada também em La Biennale di Venezia, A.S.A.C., Fondo Storico, serie Mostra all’estero, Biennale di San Paolo del Brasile, busta 1, 01 jun. 1950.

MATARAZZO, Ciccillo. [Correspondência]. Destinatário: Rodolfo Pallucchini. Arquivo Wanda Svevo/ Fundação Bienal de São Paulo, caixa XXV Biennale di Venezia, 10 ago. 1950.

MATARAZZO, Ciccillo. [Correspondência]. Destinatário: Rodolfo Pallucchini. Arquivo Wanda Svevo/ Fundação Bienal de São Paulo, caixa XXV Biennale di Venezia e também em La Biennale di Venezia, A.S.A.C., Fondo Storico, serie Mostra all’estero, Biennale di San Paolo del Brasile, busta 1, 18 nov. 1950.

PALLUCCHINI, Rodolfo. [Correspondência]. Destinatário: Ciccillo Matarazzo. Arquivo Wanda Svevo/ Fundação Bienal de São Paulo, caixa XXV Biennale di Venezia, 28 ago. 1950.

PALLUCCHINI, Rodolfo. [Correspondência]. Destinatário: Ciccillo Matarazzo. Arquivo Wanda Svevo/ Fundação Bienal São Paulo, pasta I Bienal de São Paulo. Esta mesma correspondência se encontra em La Biennale di Venezia, A.S.A.C., Fondo Storico, serie Mostra all’estero, Biennale di San Paolo del Brasile, busta 1, 30 dez. 1950.

PEDROSA, Mário. Bienal de Cá pra lá. In: ARANTES, Otília, Política das Artes: textos escolhidos. São Paulo: EDUSP, 1995.

PONTI, Giovanni. [Correspondência]. Destinatário: Ciccillo. Arquivo Wanda Svevo/ Fundação Bienal de São Paulo, 07 jan. 1950.

POZZOLI, Viviana. “1946! Perché Pietro Maria Bardi decide di lasciare l’Italia e partire per il Brasile?” In: Anais Seminário Modernidade Latina. Os italianos e os centros do modernismo latino-americanos, 2013. Disponível em: http://www.mac.usp.br/mac/conteudo/academico/publicacoes/anais/modernidade/index.html. Acesso em 11 mar. 2015.

ROCCO, Renata Dias Ferraretto Moura. Danilo Di Prete em ação: a construção de um artista no sistemaa expositivo da Bienal de São Paulo. 2018. Tese (Doutorado em Estética e História da Arte) - Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-29112018-101540/pt-br.php. Acesso em: 19 fev. 2020.

SALARIS, Claudia. La Quadriennale: Storia della rassegna d’arte italiana dagli anni Trenta a oggi. Itália: Marsilio Editori, 2008.

SALVAGNINI, Sileno. Il Sistema delle arti in Italia: 1919-1943. Bolonha: Minerva editoriali, 2000.

VALSECCHI, Marco. [Correspondência]. Destinatário: Rodolfo Pallucchini. La Biennale di Venezia, A.S.A.C (Archivio Storico delle Arti Contemporanee). Mostre all’estero. Biennali di San Paolo del Brasile. Busta 1,10 nov. 1951.

VALSECCHI, Marco. [Correspondência]. Destinatário: Rodolfo Pallucchini La Biennale di Venezia, A.S.A.C. Mostre all’estero. Biennali di San Paolo del Brasile. Busta 1, 10 nov. 1951.

VALSECCHI, Marco. [Correspondência]. Destinatário: Rodolfo Pallucchini. La Biennale di Venezia, A.S.A.C. Mostre all’estero. Biennali di San Paolo del Brasile. Busta 1, 10 nov. 1951.

VALSECCHI, Marco. [Correspondência]. Destinatário: Rodolfo Pallucchini. La Biennale di Venezia, A.S.A.C. Mostre all’estero. Biennali di San Paolo del Brasile. Busta 1, 10 nov. 1951.

VALSECCHI, Marco. [Correspondência]. Destinatário: Rodolfo Pallucchini. La Biennale di Venezia, A.S.A.C. Mostre all’estero. Biennali di San Paolo del Brasile. Busta 1, 10 nov. 1951.

VALSECCHI, Marco. [Correspondência]. Destinatário: Rodolfo Pallucchini. La Biennale di Venezia, A.S.A.C., Mostre all’estero. Biennali di San Paolo del Brasile. Busta 1, 10 nov. 1951.

ZUELER, R. M. A. Lima. Nelson A. Rockefeller and Art Patronage in Brazil after World War II: Assis Chateaubriand, the Museu de Arte de São Paulo (MASP) and the Museu de Arte Moderna (MAM) Disponível em: https://www.issuelab.org/resource/nelson-a-rockefeller-and-art-patronage-in-brazil-after-world-war-ii-assis-chateaubriand-the-museu-de-arte-de-sao-paulo-masp-and-the-musee-de-arte-moderna-mam.html. Acesso em: 17 mar. 2016.



O conteúdo submetido é de responsabilidade do autor. A RHAC não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores. Cabe aos autores obter por escrito a permissão de uso de qualquer material protegido. A simples remessa de originais implica a autorização para publicá-los. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. A RHAC trabalha sob Licença Creative Commons CC-BY.

Atribuição (BY):  licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, apresentando os devidos créditos aos autores ou licenciadores, na maneira especificada por estes.

Downloads

Não há dados estatísticos.