Esta política orienta o uso responsável da inteligência artificial (IA) em nossa publicação, garantindo a integridade, transparência e excelência da pesquisa que endossamos.
Autoria: Ferramentas de inteligência artificial ou semelhantes não se qualificam para autoria, não podendo ser incluídas como coautora.
Responsabilidade: A utilização da IA deve ser cuidadosamente supervisionada pelos(as) autores(as), sendo responsáveis por erros, plágios e outras más-práticas que eventualmente ocorram nas suas pesquisas em razão da utilização de mecanismos de inteligência artificial. A RDBCI entende que a responsabilidade pelo conteúdo do artigo recai sobre as pessoas que o assinam.
Autenticidade e originalidade: Autores que empregam IA para gerar ou analisar conteúdo devem garantir que seu trabalho é original e contribui de forma significativa para o campo de estudo.
Declaração do uso de IA: Todos os manuscritos que utilizam IA, seja na geração, análise, revisão ou qualquer outra capacidade, devem claramente indicar isso na seção de materiais e métodos. Além disso, os autores devem mencionar explicitamente a extensão do envolvimento da IA.
Transparência: Os(as) autores(as) devem ser transparentes sobre o uso de IA no processo de escrita do manuscrito, incluindo informações detalhadas (nome, versão, modelo, fonte, parâmetros utilizados) sobre como a tecnologia foi usada e qual foi o papel da IA no desenvolvimento do texto.
Limitações: Em caso de utilização de IA como ferramenta de pesquisa, os(as) autores(as) devem discutir no texto as limitações e potenciais vieses.
Política baseada na RDBCI | Saiba mais no Guia de ferramentas e recursos de IA - SciELO