Educación comparada: una disciplina actual u obsoleta?

Pedro L. Goergen

Resumo


O texto objetivo mostrar do que presente uma das principais causas da situação desalentadora em que se encontra a Educação Comparada no Brasil é a falta quase total de pesquisas na área. A Educação Comparada foi trazida para cá e incluída nos currículos de nossas instituições de ensino superior. Mas a pesquisa, ao contrário do que acontecia nos centros mais evoluídos, foi relegada a segundo plano. Este fato conduziu a uma desqualificação das disciplinas que passou a ser considerada como uma atividade obsoleta e vista com desinteresse por docentes e alunos da área de educação. Contudo, o desenvolvimento da Educação Comparada a nível internacional e o rumo internacionalizante da ciência de hoje nos convencem de que o método comparativo pode oferecer contribuição importante à geração de conhecimentos úteis para a elaboração de políticas educacionais e para a formação dos especialistas em educação. Para que a Educação Comparada se viabilize como uma disciplina útil e produtiva, é necessário renovar a pesquisa na área. Devido às nossas condições limitadas, nos parece conveniente e mais factível orientar essa pesquisa prioritariamente para a realidade latino-americana.

Palavras-chave


Educação comparada. Pesquisa em educação comparada. Edu­cação comparada na América Latina. Educação comparada no ensino superior. Educação comparada no Brasil.

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DOI: https://doi.org/10.20396/rbec.v1i1.9385

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