I Congresso Nacional de Educação Comparada e Internacional

2020-02-04

Primeiro Boletim 

A Sociedade Uruguaia de Educação Comparada e Internacional -SUECI; a Sociedade Ibero-americana de Educação Comparada -SIBEC; e a Sociedade Brasileira de Educação Comparada -SBEC- convocam ao I Congresso Nacional de Educação Comparada e Internacional, III Congresso Ibero- americano de Educação Comparada e VIII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, que ocorrerão em Montevideo, os dias: quarta-feira 14, quinta-feira 15 e sexta-feira 16 de outubro de 2020 em Montevidéu, Uruguai. 

O III Congresso Ibero-americano de Educação Comparada e os dois eventos nacionais, ocorrerão em sedes de universidades e institutos de Educação Superior uruguaios nas cidades de Montevideo e Punta del Este. 

O Congresso contará com os augúrios de organismos oficiais e das instituições educativas mencionadas, assim como de organismos internacionais. 

SIBEC está integrada pelas Sociedades ibero-americanas de Educação Comparada e esperamos a presença de expositores e participantes de tudo o mundo ibero-americano e lusófono (Espanha, Portugal, América Latina e o Caribe, Estados Unidos, Ásia e África). 

A temática dos Congressos, se foca num tema chave de nosso tempo: 

“Desafios de um novo humanismo num mundo em conflito”. 

A pergunta que nos inquieta refere-se a quais são as condições necessárias, as fontes e as formas para o desenvolver um novo olhar em favor da dignidade humana. 

Em especial no emergente mundo multipolar, no qual têm sido postos em dúvida os direitos humanos fundamentais e o sistema democrático, no qual emerge a necessidade da proteção de migrantes forçados e outras populações excluídas, e até o sentido mesmo da educação em tempos de transições e turbulências. 

Desafios que se nos apresentam num contexto latino-americano marcado pela incerteza e a instabilidade. 

A Educação Comparada se encontra em trânsito entre fronteiras, línguas, culturas, e, também, em relação aos fundamentos éticos, epistemológicos e políticos nos que se assenta. 

É necessária uma nova reflexão, capaz de realizar aportes relevantes à Educação Comparada da primeira metade do século XXI. 

Tem se proposto os seguintes eixos temáticos: - Marcos teóricos e perspectivas da Educação Comparada Uma revisão dos marcos conceptuais e teóricos contemporâneos e recentes. Redes internacionais de conhecimento. 

- Metodologia da Educação Comparada. Uma revisão das abordagens e debates metodológicos atuais; - Estudos de História e futuros da Educação em perspectiva Comparada. - Agendas e Políticas educativas globais e supranacionais. Organismos internacionais, Estados, Atores nacionais e Regiões: EUA e Canadá, Ibero- américa, Europa, Rússia, China e o Sudeste Asiático, o mundo árabe e islâmico, África, Índia, o Oceano Índico, Oceania... Isto é, trata-se de (re)examinar a cartografia das transições geo-culturais do campo. - Atores e Sujeitos da Educação Comparada: Sujeitos pedagógicos. Pedagogias, escola e comunidades de aprendizagem. Estudantes. Famílias e comunidades na educação. Currículo. Avaliação da Educação. Ensino e aprendizagem. Formação e condição docente. Educação e mundos do trabalho e as profissões. Educação a longo da vida. Gestão da educação - Educação Comparada e exclusão – Educação Rural. Migrantes forçados, populações afro e povos originários e indígenas, pessoas com necessidades diferentes, educação especial e diversidade, grupos vulneráveis e vulnerados, igualdade de gênero, mulheres e crianças). Imperialismo, colonialismo e o olhar (des)colonial. Práticas educacionais inovadoras e inclusivas. - Educação Comparada e a quarta revolução industrial e tecnológica (IA, Robótica, Nanociências, Neurociências e seus impactos no futuro do trabalho e o ócio. Educação e tecnologia). 

Estudos relativos a diversos níveis (Educação infantil, básica, média e superior) poderão se incluir nos eixos acima apontados, segundo as ênfases de cada trabalho. 

Congressos de SBEC, SIBEC e SUECI. Os três congressos se desenvolvem em forma integrada, como um só, o que oferece aos participantes um espaço mais enriquecido e interativo (que si se fossem eventos separados e sucessivos). Durante o Congresso, ocorrerão as instâncias de reunião institucional de cada Sociedade. 

SBEC: abordagem inovador. É importante destacar a atitude inovadora de SBEC que, por primeira vez, desenvolve uma reunião nacional fora de Brasil, superando o nacionalismo metodológico e apostando a pensar a Educação Comparada de Brasil no marco da região à que pertence este grande país continental (sem prejuízo de outras reuniões que a Sociedade brasileira desenvolve no Brasil). 

¿Como participar? 

É necessário se inscrever, a partir del 1° de fevereiro de 2020 a través da página web do evento. Se faz a sugestão de realizar a inscrição antes do 31 de maio de 2020, quando a tarifa de inscrição será mais barata. 

Taxa de inscrição antecipada (até 31 de maio de 2020): Estudiantes: U$S 50 Membros de Sociedades de SIBEC: U$S 75 Grupos de três e mais participantes: U$S 75 Participantes individuais: U$S 100 

Taxa de inscrição (de 1° de junho até 1° de outubro de 2020): Estudiantes: U$S 60 Membros de Sociedades de SIBEC: U$S 85 Grupos de três e mais participantes: U$S 85 Participantes: U$S 120 

Datas chaves: Primeiro Boletim – 30 de dezembro de 2019 Início das inscrições – 1° de fevereiro de 2020 Envio de resumos – 1° de fevereiro a 31 de março de 2020 Segundo Boletim– 1° de abril de 2020 Avaliação e comunicação da aceitação de resumos – 1° a 30 de abril de 2020 Envio de resumos expandidos – 2 a 31 de maio de 2020 Fim das inscrições antecipadas – 31 de maio de 2020 Inscrições não bonificadas – 1° de junho a 1° de outubro de 2020 Terceiro Boletim– 1° de julho de 2020 

Coordenação Executiva SBEC - SIBEC - SUECI Os Comitês Científico e Organizador serão confirmados na Segunda Circular. 

Sociedade Ibero-americana de Educação Comparada – SIBEC https://s-ibec.org/ 

Sociedade Brasileira de Educação Comparada -SBEC https://www.sbec.fe.unicamp.br/ 

Sociedade Uruguaia de Educação Comparada e Internacional -SUECI https://www.web.iusur.edu.uy/sueci