Epifanias urbanas
PDF

Palavras-chave

Intervenções urbanas
Arte
Cidade

Como Citar

JACQUES, Renato; PIMENTA, Gregório. Epifanias urbanas. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 62–77, 2017. DOI: 10.20396/proa.v7i2.16699. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16699. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este ensaio é o resultado do encontro entre as pesquisas de um antropólogo e um ator-pesquisador inspirados pelo desafio de pensar as relações entre arte e cidade por meio da abordagem de um objeto empírico: o fenômeno conhecido como “intervenções urbanas”. Como as intervenções urbanas podem alterar olhares e como estes, por sua vez, podem alterar a realidade do próprio acontecimento e de sua relação com a cidade? Quais são os repertórios de uso do espaço urbano que estão sendo mobilizados em tais intervenções? Há de fato um esvaziamento da experiência cotidiana em contextos de trânsito? Partimos de leituras que evidenciam a centralidade do corpo enquanto tema e matéria que transforma ao passo que é transformado. Partimos da premissa de que não há significado sem experiência, o que se dá na relação entre pessoas. E partimos da premissa da cidade enquanto tessitura, texto e pretexto das construções dramatúrgicas vívidas que são as intervenções urbanas.

https://doi.org/10.20396/proa.v7i2.16699
PDF

Referências

Benjamin, Walter. O Narrador. In: Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.

Carreira, André. Dramaturgia do espaço urbano e o teatro “de invasão”. In: Reflexões sobre a arte. Maceió: EDUFAL, Salvador: EDUFBA, 2005.

Certeau, Michel de. A invenção do cotidiano – Artes de Fazer. Petrópolis, Vozes, 2004.

Cohen, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2002.

Dawsey, John C. Victor Turner e a antropologia da experiência. In: Cadernos de Campo, n. 13, 2005.

Desgranges, Flávio. 2010. A arte como experiência da arte. Lamparina [Online], 1. Disponível em <https://www.eba.ufmg.br/lamparina/index.php/revista/article/view/26> Acessado em 2 de agosto de 2017.

Fabião, Eleonora. Definir performance é um falso problema. [Online]. Fortaleza: Jornal Diário do Nordeste. Disponível em <http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=652907> Acessado em 2 de agosto de 2017.

Fabião, Eleonora. Performance e Teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. In: Sala Preta, Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas: ECA-USP, n. 8, 2008.

Schechner, Richard. Between Theater and anthropology. Philadelphia: University of Philadelphia Press, 1985.

Schechner, Richard. O que é performance? Trad. Dandara. Rio de Janeiro, Revista de teatro: O Percevejo, UNIRIO, Ano 11, número 12, 2003.

Schechner, Richard. Performance Studies: an introduction. New York, Ed. Routledge, 2003.

Turner, Victor. The anthropology of experience. Chicago, University of Illinois Press, 1986.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Renato Jacques, Gregório Pimenta

Downloads

Não há dados estatísticos.