O corpo em La Circoncision (1949): o entrelaçamento fílmico das mise en scènes obra de Jean Rouch
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Como Citar

ARAÚJO, Fabiano Lucena de. O corpo em La Circoncision (1949): o entrelaçamento fílmico das mise en scènes obra de Jean Rouch. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 5, 2014. DOI: 10.20396/proa.v5i.16487. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16487. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O presente trabalho visa a analisar o percurso etnográfico da obra de Jean Rouch, baseado nas concepções de cine-transe e a antropologia partilhada, partindo de uma das suas primeiras obras, La circoncision (1949) e de comentários do próprio autor. Tendo em vista a ampliação das fronteiras de investigação, tanto de uma perspectiva reflexiva que se vale do corpo como instrumento heurístico, quanto do relacionamento com a alteridade, em que se revela uma postura dialógica, a discussão aqui apresentada enfatiza a transição e a disposição destes elementos na obra do cineasta antropólogo, evidenciando os traços e contextos que os provocam, como a incorporação da participação nativa na mise en scène e o feedback do material filmado.
https://doi.org/10.20396/proa.v5i.16487
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