Muito barulho por nada? Maria Bethânia, a Lei Rouanet e a mídia brasileira
PDF

Palavras-chave

Lei Rouanet
Mídias sociais
Maria Bethânia

Como Citar

COSTA, Leonardo; ROCHA, Renata. Muito barulho por nada? Maria Bethânia, a Lei Rouanet e a mídia brasileira. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 3, p. 1–15, 2011. DOI: 10.20396/proa.v3i.16458. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16458. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Buscaremos neste artigo discutir o recente caso envolvendo a cantora Maria Bethânia e a aprovação de um projeto para captação de recursos na Lei Rouanet, fato que gerou grande polêmica na imprensa e nas mídias sociais sobre o funcionamento e as especificidades da referida lei. Faremos, primeiro, uma breve contextualização das leis de incentivo no Brasil, para em seguida discorrer sobre o Caso Bethânia a partir de duas perspectivas distintas: o valor da mercadoria simbólica e a necessidade de ampliar o debate sobre o financiamento da cultura no Brasil.

https://doi.org/10.20396/proa.v3i.16458
PDF

Referências

Botelho, I. As leis de incentivo fiscais à cultura. In: Franceschi, A. de et al. Marketing cultural: um investimento com qualidade. São Paulo: Informações Culturais, 1998.

Bourdieu, P. O mercado dos bens simbólicos. In: Miceli, S. (Org.). A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1974. p. 99-181.

Brant, L. Mercado cultural. São Paulo: Escrituras, 2002.

Canclini, N. G. Definiciones en transición. In: Mato, Daniel. (Org.). Cultura, política y sociedad: perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (Clacso), 2005.

Cesnik, F. de S. Guia do incentivo à cultura. Barueri: Manole, 2007.

Corrêa, M. Do marketing ao desenvolvimento cultural. Belo Horizonte: 2004.

Costa, I. F. da. Marketing cultural: o patrocínio de atividades culturais como ferramenta de construção de marca. São Paulo: Atlas, 2004.

Costa, L. F. Profissionalização da organização da cultura no Brasil: uma análise da formação em produção, gestão e políticas culturais. Doutorado Multidisciplinar em Cultura e Sociedade, Universidade Federal da Bahia, 2011.

Leocadio, A. L.; Marchetti, R. Marketing cultural: critérios de avaliação utilizados pelas empresas patrocinadoras. In: VI Seminário em Administração (Semead). São Paulo: 2003.

Nussbaumer, G. M.. O mercado da cultura em tempos (pós) modernos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2000.

Ochoa, A. M. La dispersión de las escrituras y la etnografía de las políticas culturales. In: ______. Entre los deseos y los derechos. Un ensayo crítico sobre políticas culturales. Bogotá: Instituto Colombiano de Antropología e Historia, 2003.

Olivieri, C. G. Cultura neoliberal: leis de incentivo como política pública de cultura. São Paulo: Escrituras, 2004.

Ortiz, R. Cultura e desenvolvimento. In: Políticas Culturais em Revista. n. 1, out. 2008. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/3194/2304>. Acesso em: 1 nov. 2011.

Reis, A. C. F.. Marketing cultural e financiamento da cultura: teoria e prática em um estudo internacional comparado. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

Rubim, A. A. C. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: Rubim, A. A. C.; Barbalho, A. (Orgs.). Políticas culturais no Brasil. Salvador: Edufba, 2007.

Rubim, A. A. C. Formação em organização da cultura no Brasil. In: Revista Observatório Itaú Cultural. n. 6, jul./set. 2008. São Paulo: Itaú Cultural, 2008.

Salgado, G. M.; Pedra, L. S.; Caldas, R. dos S. As políticas de financiamento à cultura: a urgência de uma reforma. In: Rubim, A. (ORG.). Políticas culturais no governo Lula. Salvador: Edufba, 2010.

Sarkovas, Y. Produção cultural no Brasil. 20 de agosto de 2010. Disponível em: <http://www.producaocultural.org.br/wp-content/themes/prod-cultural/integra/integra-yacoff-sarkovas.html>. Acesso em 29 ago. 2010.

Serviço Social da Indústria – Sesi. Estudos das leis de incentivo à cultura. Brasília: Sesi/ Departamento Nacional, 2007.

Silva, F. A. B. da. Financiamento cultural: situação atual e questões para reflexão. In: Políticas Sociais: Acompanhamento e Análise. n. 8. Brasília: Ipea, fev. 2004.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Leonardo Costa, Renata Rocha

Downloads

Não há dados estatísticos.