A performance e os estados alternativos de consciência nos rituais da ayahuasca
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Como Citar

DAL MOLIN, Gabrielle. A performance e os estados alternativos de consciência nos rituais da ayahuasca. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 1, 2017. DOI: 10.20396/proa.v7i1.16524. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16524. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este artigo constituído de breves considerações a respeito da performance no uso ritual da ayahuasca no Brasil foi originado em uma pesquisa de mestrado1 realizada de 2014 a 2016, que tinha como tema a relação entre as artes visuais e o consumo do enteógeno em contextos
urbanos. Nela, foram entrevistados cinco artistas residentes em grandes cidades brasileiras, bem como outros adeptos das religiões ayahuasqueiras. Foi também realizada observação participante em rituais e a confecção de desenhos após as experiências, constituindo uma espécie de diário gráfico. Durante a pesquisa de campo, a performance estava presente tanto nas práticas quanto a reflexão sobre o seu conceito estava nas teorias relativas ao fazer artístico atrelado a um tipo de estado de consciência distinto do considerado normal pela racionalidade
contemporânea. Sendo a performance um fenômeno intrínseco aos processos rituais, à arte e às coletividades em geral, se fez necessário identificar de que formas ela se apresentava no debate a respeito da arte inspirada pelos estados alternativos de consciência, propiciados pelo consumo da ayahuasca.


Palavras-chave>
performance, ayahuasca, ritual, Santo Daime

https://doi.org/10.20396/proa.v7i1.16524
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