Encruzilhadas: as artes negras e as vanguardas artísticas europeias
PDF

Como Citar

MACEDO, Rafael Gonzaga de. Encruzilhadas: as artes negras e as vanguardas artísticas europeias. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 1, 2017. DOI: 10.20396/proa.v7i1.16523. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16523. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender, a partir de certas representações do Outro e do “primitivo”, o regime de enunciação estético do modernismo e suas vanguardas, no final do século XIX e início XX, que deslocaram as
ditas “artes negras” para o centro das discussões estéticas da Europa naquele momento. Partindo das representações da nudez na pintura e na fotografia, pretende-se localizar as chaves interpretativas pelas quais algumas correntes modernistas conceberam as produções plásticas não ocidentais como modelo e inspiração para seus experimentos e subversões formais e estéticos. Sem aderir ou rejeitar absolutamente as contribuições modernistas para o entendimento das artes plásticas não ocidentais, o artigo se propõe a descrever os regimes de representação
que levaram os olhos europeus a considerar determinados objetos plásticos como obras de arte.


Palavras-chave>
Arte negra, vanguardas, modernismo, arte africana.

https://doi.org/10.20396/proa.v7i1.16523
PDF

Referências

ARGAN, G. C. A arte moderna na Europa: de Hogarth a

Picasso. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

BALOGUN, Ola. Forma e expressão nas artes africanas.

In: ALPHA, Sow. Introdução à cultura africana. Lisboa:

UNESCO/Edições 70 pags.37 a 94.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios

sobre literatura e história da cultura. – 7. Ed. São Paulo:

Brasiliense, 1994. – (Obras escolhidas; v. 1).

BEVILACQUA, J. R. S.; SILVA, R. A. Africa em Artes. São

Paulo: Museu Afro Brasil, 2015.

BHABBA, H. K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Ed.

UFMG, 1998.

BÜRGER, P. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify,

CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins

Fontes, 1996.

COLI, J. O corpo da liberdade – reflexões sobre a pintura

do século XIX. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

CONDURU, R.; O’NEIIL, E. (orgs.). Carl Einstein e a arte

da África. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2015.

DIAWARA, M. “A arte da resistência africana”. In: Search

of África. Tradução de Marina Santos. Nova York, Harvard

University Press. Disponível no Artafrica.info, 1998.

DIDI-HUBERMAN, G. “O anacronismo fabrica a história:

sobre a inatualidade de Carl Einstein”. In: ZIELINSKY, M

(org.). Fronteiras – arte, crítica e outros ensaios. Porto

Alegre: Editora UFRGS, 2003.

EINSTEIN. C. Picasso y el Cubismo. Madrid: Casimiro

libros, 2013.

EWING, W. El Cuerpo – Fogoráfias de la configuración

humana. Madrid: Ediciones Siruela, 1996.

FABIAN, J. O Tempo e o Outro: como a antropologia

estabelece seu objeto. Petrópolis: Vozes, 2013.

HAHN, H. Peter. “Leo Frobenius in West Africa: Some Remarks

on the History of Anthropology”. In: R. KUBA; M.

HAMBOLU (Org.). Nigeria 100 Years Ago. Through the

Eyes of Leo Frobenius and his Expedition Team. Frankfurt:

Frobenius Institut, 2010, 27-32.

HALL, S. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed.

PUC-Rio: Apicuri, 2016.

LAWAL, Babatunde. Orí: the significance of the Head in

Yoruba Sculpture. In: Journal of Anthropological Research.

Vol. 41, No. 1. 1985, p. 91. Disponível em: http://

www.jstor.org/stable/3630272. Acesso em 09 de março

de 2016.

NASCIMENTO, Abdias do. African Culture in Brazilian

Art. Journal of Black Studies. Vol. 8, No. 4 (jun. 1978),

pp. 389-422.

NIETZSCHE, F. W. Assim falou Zaratustra. São Paulo:

Martin Claret, 2012.

PRICE, S. Arte Primitiva em centros Civilizados. Rio de

Janeiro: Editora UFRJ, 2000, p. 93.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível. São Paulo: Editora

, 2009.

RODRIGUES, Nina. Os africanos no Brasil. São Paulo:

Companhia Editora Nacional, 1945.

SAID, E. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente.

São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

YAI, Olabiyi Babaola. Tradition and the Yoruba Artist.

In: African Arts, Vol. 32, No. 1, edição especial: autoria

na Arte Africana, parte 2, 1999. p. 33. Disponível em:

http://www.jstor.org/stable/3337535. Acesso em 09 de

março de 2016.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 PROA Revista de Antropologia e Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.