Banner Portal
Camada limite atmosférica tropcial (CLAT)
PDF

Palavras-chave

Dopller
Radiossondagem
Física

Como Citar

Júnior , J. F. de O. ., Kwon, B. H. ., Gois, G. de ., & Santos, A. S. dos . (2003). Camada limite atmosférica tropcial (CLAT): avaliação e validação dos dados de radar Dopller com os de radiossondagem . Physicae, 4(1), 23–32. https://doi.org/10.5196/physicae.4.5

Resumo

A partir da combinação dos dados de radiossondagem com os de radar podemos analisar o comportamentoe a estrutura da Camada Limite Atmosférica Tropical (CLAT), em Serpong-Indonésia, no período de 08 a 15/10 de 1993 (estação seca). O objetivo deste trabalho é testar dados do Radar Doppler Banda - L (Boundary Layer Radar - BLR) afim de validá-los com os de radiossondagem através do estudo da CLAT. A partir do BLR conseguimos identificar um forte eco de radar na camada de aproximadamente 0,3 km (pela manhã) para próximo de 3-5 km (pela tarde), o qual foi identificado com uma variação diurna
do topo da Camada de Mistura (CM). Em superfície, os dados de eco de radar obtidos pelo BLR foram uma boa estimativa do tempo de entrada da brisa marítima na estação seca, especialmente em dias de tempo bom, quando a umidade da CLAT foi controlada através da circulação da brisa marítima. A validação dos dados de radar com os de radiossondagem foram consideradas significativas para o estudo, provando que as observações a partir da utilização do radar devem desempenhar um importante papel em vários estudos da baixa atmosfera, particularmente na região equatorial.

https://doi.org/10.5196/physicae.4.5
PDF

Referências

W. L. Ecklund, D. A.Carter, B. B. Balsley, Journal Atmospheric Oceanic Technologic 5, 432 (1988).

F. Fabry, R. Zanadzki, Journal Atmospheric Science 52, 838 (1995).

W. M. Angevine, A. B. White, S. K. Avery, Boundary Layer Meteorology 68, 375 (1994).

P. T May, J. M. Wilczak, Monthly Weather Review 121, 673 (1993).

Z. Sorbjan, Strucuture of the Atmospheric Boundary Layer, 2ª edição, Ed. Prentice-Hall, New Jersey-EUA, 1989.

J. R. Garrat, The Atmosphere Boundary Layer, 1º edição, Ed. Cambridge Press, Cambridge-England, 1992.

R. B. Stull, An Introduction to Boundary Layer Meteorology, 1º edição, Kluwer Academic Publisher, Dordrecht-Netherlands, 1988.

T. R. Oke, Boundary Layer Climates, 1º edição, Ed. Methuen & Co. Ltd , London, 1987.

H. Hashiguchi, Radio Science 30, 1043 (1995).

J. F. Oliveira Júnior. Estudo das Características da Camada Limite Tropical através de um Radar Doppler Banda JL. Maceió-AL: UFAL, Departamento de Meteorologia/ CCEN, 2001. (Dissertação de Mestrado).

M. A.M. Lemes, R. S. Tenório, Elementos de Análise de Fourier: Aplicações em Ciências de Radar, 1º edição, Editora da Universidade Federal de Alagoas — EDUFAL, Maceió-Alagoas, 2000.

T. Tsuda, Y. Murayama, H. Wiryosumarto, Journal Geophysical Research 10, 491 (1994).

J. F Oliveira Júnior, B. H. Kwon, R. S. Tenório. Estrutura da Camada Limite Atmosférica sobre a Região Equatorial Marítima através de Radar Doppler Banda-L. In: XI Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2000, Rio de Janeiro, Brasil.

A publicação é de acesso aberto, sendo os autores responsáveis pelo seu conteúdo. Utiliza-se a licença do Creative Commons para a disseminação da publicação em relação aos direitos autorais.

Downloads

Não há dados estatísticos.