Banner Portal
Satyricon
PDF

Palavras-chave

Satyricon. Resenha.

Como Citar

FUNARI, Pedro Paulo A.; CAVICCHIOLI, Marina. Satyricon. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, n. 8, 2011. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9516. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O ano de 2009 marca quarenta anos do lançamento do filme de Federico Fellini, Fellini Satyricon e, segundo alguns, 1940 anos da primeira edição do livro de Petrônio que inspirou o a produção cinematográfica. Como quer que seja, as comemorações acumulam-se e a divulgação de duas edições da obra do autor latino e de versão digital da obra-prima felliniana mostra a vitalidade da obra latina. Como adverte o grande latinista italiano Luca Canali, na sua introdução, Petrônio pode ser considerado o pai do romance moderno, daí o renovado interesse pelo livro romano. O estudioso itálico considera-o não apenas o mais belo romance antigo, como entre os mais bonitos de todos os tempos. Carnavalesco, policromo, sempre entorno ao centro motor de Priapo – o deus fálico - a obra atribuída a Petrônio não julga ou condena, mas narra. Dentre os autores latinos de temas sexuais, Petrônio é o mais casto, sempre adepto da metáfora e da sugestão, antes que da linguagem baixa.
PDF
Al someter textos a PhaoS, sus autores deben ser conscientes de que, si se aprueban para publicación, la revista tendrá sobre ellos todos los derechos de autor pertinentes. Los originales no se devolver. La revista adopta la Licencia de Creative Commons internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.