Banner Portal
A didática da improvisação musical na escola primária e secundária
PDF

Palavras-chave

Improvisação
Teoria das músicas audiotáteis
Pedagogia

Como Citar

CAPORALETTI, Vincenzo; LIMA, Luiz Santos. A didática da improvisação musical na escola primária e secundária: perspectivas teóricas e diretrizes de método. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e021017, 2021. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15944. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15944. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Os estudos sobre improvisação musical tiveram notável florescimento recente, especialmente na Itália. Não podia ser diferente, creio que se possa afirmar, na terra dos poetas improvisadores da rima oitava e do partimento setecentista, apesar da proclamada primogenitura ultramarina, jazzística ou não. Mas o aspecto que mais se destaca aqui é que essa nova onda de pesquisas não poderia deixar de repercutir na finalidade eletiva da investigação teórica, com a aplicação, ou melhor, a transposição pedagógico-didática. Neste artigo, analisarei algumas direções didáticas já estabelecidas, verificando suas conexões com modelos teóricos de criatividade em tempo real hoje desafiados por essas pesquisas recentes. Outras propostas operacionais se seguirão à luz da convicção de que uma mudança no paradigma teórico implica necessariamente um reposicionamento das estratégias educacionais e didáticas.

https://doi.org/10.20396/muspop.v8i00.15944
PDF

Referências

AZZARA, Christopher D. Improvisation. In: COLWELL, R.; RICHARDSON, C. (ed.). The New Handbook of Research in Music Teaching and Learning. Oxford: Oxford University Press, 2002. p. 171-187.

BALDI, Gabriella; TAFURI, Johannella; CATERINA, Roberto. The ability of children aged 7-10 to structure musical improvisations. Bulletin of the Council for Research in Music Education, n. 153/154, p. 135-141, 2003.

BELARDI, Walter. Poesia e onniscienza. Tecnica e insegnamento nella Grecia arcaica e nell’Iran zoroastriano. In: BELARDI, Walter. Linguistica generale, Filologia e Critica dell’espressione.

Roma: Bonacci, 1990. p. 219-236.

BURNARD, Pamela. Bodily Intention in Children’s Improvisation and Composition. Psychology of Music, n. 27, p. 159-174, 1995.

BURNARD, Pamela. Task Design and Experience in Composition. Research Studies in Music Education, n. 5, p. 32-46, 1999.

CAPORALETTI, Vincenzo. La definizione dello swing. I fondamenti estetici del jazz e delle musiche audiotattili. Teramo: Ideasuoni, 2000.

CAPORALETTI, Vincenzo. Musica audiotattile e musica di tradizione orale. Musica Theorica Spectrum, n. 7, p. 2-19, genn. 2004.

CAPORALETTI, Vincenzo. I processi improvvisativi nella musica. Un approccio globale. Lucca: LIM, 2005.

CAPORALETTI, Vincenzo. Esperienze di analisi del jazz. Lucca: LIM, 2007.

CAPORALETTI, Vincenzo. La théorie de la musique audiotactile et ses relations avec l’improvisation dans la musique contemporaine. In: MICHEL, P. (ed.). Filigrane: Musique, Esthétique, Sciences, Société, v. 8, n. II, p. 101-128, 2008.

CAPORALETTI, Vincenzo. La forma groovemica di Spinning Plates dei Broken Arm. Per Archi, n. 5, p.135-153, 2010.

CAPORALETTI, Vincenzo. Jelly Roll Morton, la “Old Quadrille” e “Tiger Rag. Una revisione storiografica, (prefazione di Bruce Boyd Raeburn). Lucca: LIM, 2011a. (Con edizione critica delle partiture retrospettive di Old Quadrille e Tiger Rag, dalle registrazioni alla Library of Congress, Washington, 1938).

CAPORALETTI, Vincenzo. Ghost Notes. Issues of Inaudible Improvisations. In: RASCH, R. (ed.). Beyond Notes: Improvisation in Western Music in the Eighteenth and Nineteenth Century. Turnhout, Belgium: Brepols Publishers, 2011b. p. 345-373.

CHEVALLARD, Ives. La transposition didactique. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1985 [ed. ampliata 1991].

CZIKSZENTMIHALIY, Mihaliy. The Psychology of Optimal Experience. New York: Harper & Row, 1990.

DAMIANI, Paolo. L’arte dell’improvvisazione, un sapere nel mentre si fa. In: LA FACE, G.; SCALFARO, A. (ed.). La musica tra il conoscere e il fare. Milano: Franco Angeli, 2011. p. 111-122.

DAVIES, Coral. “Listen to My Song: A Study of Songs Invented by Children Aged 5–7 Years”. British Journal of Music Education, n. 9, p. 19-48, 1992.

DAVIES, Coral. The Listening Teacher: An Approach to the Collection and Study of Invented Songs of Children Aged 5 to 7. In: LEES, H. (ed.). Musical Connections. Tradition and Change. Proceedings of the 21st ISME World Conference in Tampa, FL, Auckland, New Zealand, University of Auckland, 1994. p. 120-128.

DELLA SETA, Fabrizio. Idea-Testo”Esecuzione. In: AFFORTUNATO, T. (ed.). Musicologia come pretesto. Scritti in onore di Emilia Zanetti. Roma: Istituto Italiano per la Storia della Musica, 1994. p. 137-146.

DOWLING, W. Jay. The Development of Music Perception and Cognition. In: DEUTSCH, D. (ed.). The Psychology of Music. 2. ed. New York: Academic Press, 1999. p. 603-625.

FLOHR, John. Musical Improvisation Behavior of Young Children. Dissertation (Ph.D.) – University of Illinois at Urbana-Champaign, 1979.

GARDNER, Howard. Creativity: an Interdisciplinary Perspective. Creativity Research Journal, n. 1, p. 8-26, 1988.

GOODMAN, Nelson. Languages of Art. Indianapolis, New York: Bobbs-Merrill, 1968 [tr. it. I linguaggi dell’arte, Milano, Il Saggiatore, 1976].

HANSON, Norwood Russell. Patterns of Discovery. Cambridge: Cambridge University Press, 1958 [rist. 1975].

HOBSBAWM, Eric J.; RANGER, Terence (ed.). The Invention of Tradition. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

IMBERTY, Michel. Langage, musique et cognition: quelques remarques sur l'évolution nécessaire des problématiques psychologiques des vingt dernières années. Circuit: musiques contemporaines, v. 13, n. 2, p. 93-110, 2003.

JACQUES-DALCROZE, Émile. L’improvisation au piano. Le Rythme, n. 34, p. 3-15, 1932.

JACQUES-DALCROZE, Émile. L’improvisation musicale. Revue Musicale, n. 136, p. 344-358, 1933.

KEIL, Charles. Participatory Discrepancies and the Power of Music. Cultural Anthropology, n. 3, p. 275-284, 1987.

KRATUS, John. Growing with Improvisation. Music Educators Journal, v. 78, n. 9, p. 35-40, 1991.

LERDHAL, Fred; JACKENDOFF, Ray. A Generative Theory of Tonal Music. Cambridge: MIT Press, 1983.

MAILARET, Jean-Pierre. Explorations musicales instrumentales chez le jeune enfant. Paris: Presses Universitaires de France, 1997.

MARCUSE, Herbert. One-Dimensional Man: Studies in the Ideology of Advanced Industrial Society. 1964 [tr. it. L’uomo ad una dimensione. L’ideologia della società industriale avanzata. Torino: Einaudi, 1999).

MEYER, Leonard B. Explaining Music. New York: Chicago University Press, (21978), 1973.

MIROUDO, Laurent. La tonalité et la temporalité musicale chez l'enfan. Paris: L'Harmattan, 2000.

MOLINO, Jean. Expérience et connaissance de la musique à l’âge des neurosciences. In: DARBELLAY, E. (ed.). Le temps et la forme. Pour une épistémologie de la connaissance musicale. Genève: Droz, 1998. p. 253-272.

MONSON, Ingrid T. Saying Something: Jazz Improvisation and Interaction. New York, Chicago: University of Chicago Press, 1996.

MOORHEAD, Gladys Evelyn; POND, Donald. Music of Young Children. Santa Barbara (CA): Pillsbury Foundation for Advancement of Music Education, 1941.

NATTIEZ, Jean-Jacques. Il combattimento di Crono e Orfeo. Torino: Einaudi, 2004.

NETTL, Bruno. Thoughts on Improvisation: A Comparative Approach. The Musical Quarterly, v. LX, n. 1, p. 1-19, genn. 1974.

PAPOUSEK, Hanus. “Musicality in Infancy Research: Biological and Cultural Origins of Early Musicality”. In: DELIEGE I.; SLOBODA, J. (ed.). Musical Beginnings: Origins and Development of Musical Competence. New York: Oxford University Press, 1996. p. 37-55.

RUSSELL, George Allan. The Lydian-Chromatic Concept of Tonal Organization for Improvisation, for all Instruments. New York: Concept Publishing Corporation, 1959.

SHEHAN CAMPBELL, Patricia. Learning to Improvise Music, Improvising to Learn Music. In: NETTL, B.; SOLIS, G. (ed.). Musical Improvisation: Art, Education, Society. Urbana and Chicago: University of Illinois Press, 2009.

SWANWICK, Keith; TILLMAN, June. The Sequence of Musical Development: Creativity within Cultural Restraints. British Journal of Music Education, v. 3, n. 3, p. 305-339, 1986.

TAFURI, Johannella. Processes and teaching strategies in musical improvisation with children. In: DELIÈGE, I.; WIGGINS, G. (ed.). Musical Creativity. Multidisciplinary Research in Theory and Practice. New York: Psychology Press, 2006. p. 134-158.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Luiz Santos Lima

Downloads

Não há dados estatísticos.