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Cordel das cordas populares
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Palavras-chave

Violino popular brasileiro
Literatura de cordel
Pedagogia decolonial
Dança
Contação de histórias

Como Citar

BRISOLLA, Thiago; TOKESHI, Eliane. Cordel das cordas populares: uma experiência de ensino musical decolonial através da contação de histórias e prática da dança. . Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e021012, 2021. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15798. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15798. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Em 2019, o projeto Cordel das Cordas Populares teve o objetivo de ensinar em classes coletivas os gêneros musicais que compõem o forró para estudantes de cordas friccionadas, em situação de vulnerabilidade social. Elaborado pelo autor deste artigo, o material é baseado nos trabalhos artísticos e pedagógicos dos violinistas populares Nicolas Krassik (1969-) e Ricardo Herz (1978-), e seu ensino interagiu com as práticas da contação de histórias em folhetos de cordel e dança. Este artigo pretende descrever e analisar essa experiência pedagógica interdisciplinar da performance musical, por meio de um olhar pedagógico decolonial, demonstrando a complementaridade entre as práticas de música, contação de histórias e dança.

https://doi.org/10.20396/muspop.v8i00.15798
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