Banner Portal
Desenvolver a percepção harmônica
PDF

Palavras-chave

Percepção harmônica
Mozart Mello
Música popular
Ensino e aprendizagem

Como Citar

NUNES, T. A.; DE OLIVEIRA, A. Desenvolver a percepção harmônica : conversa com Mozart Mello. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e023002, 2023. DOI: 10.20396/muspop.v10i00.17640. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/17640. Acesso em: 2 dez. 2023.

Resumo

Nesta entrevista conversamos com Mozart Mello. Mozart é guitarrista paulistano, nascido no ano de 1953, e faz parte de uma geração de guitarristas brasileiros que não teve acesso ao ensino formal de guitarra. A entrevista foi concebida para a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso de graduação que busca refletir sobre o desenvolvimento da percepção harmônica de três guitarristas de gerações diferentes que possuem experiência artística e pedagógica. Desse modo, as questões buscam investigar não só como estes músicos desenvolveram sua percepção harmônica, mas também quais são as estratégias de ensino utilizadas para auxiliar outros músicos e/ou estudantes de música a desenvolverem essa habilidade. Para além do tema específico tratado na entrevista, muitos outros assuntos vêm à tona de modo a revelar os desafios vivenciados por Mozart ao longo da carreira a partir do momento em que decide se tornar músico profissional. Além disso, são compartilhados diversos conhecimentos adquiridos por meio da educação não-formal e da autoaprendizagem, responsáveis por grande parte da sua vivência relacionada ao universo da música popular. A partir da fala de Mozart, é possível notar que, enquanto professor, ele está sempre atento às novas ferramentas e formas de aprender e ensinar.

https://doi.org/10.20396/muspop.v10i00.17640
PDF

Referências

Não há

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Thais Alvim Nunes, André de Oliveira

Downloads

Não há dados estatísticos.