Abstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma caracterização acústica da duração silábica e do núcleo silábico de palavras em contextos de atribuição de intensificação de sentido. Trata-se de um recorte do estudo anterior (Varela, 2024), no qual a intensificação de sentido foi caracterizada acusticamente, em termos de duração, frequência fundamental (f0) e ênfase espectral (intensidade) das sílabas e seus fones entre as posições pretônica, tônica e postônica de palavras intensificadoras realizadas por professores do ensino básico. Os dados foram obtidos por meio de um experimento de leitura de um texto adaptado realizado em três contextos de intensificação (neutro, intensificado e extraintensificado), cujo enunciado-veículo “no meio do caminho tinha (uma) [palavra-alvo] pedra” foi realizado com as seguintes palavras-alvo intensivas: muita, baita, mega, profusa e vultosa. Foram extraídas as medidas acústicas de duração (segmental, sílaba fonológica e unidades VV), f0 (mediana e desvio-padrão) e intensidade relativa (ênfase espectral), por meio do script GenAcousticsSegments, no programa de análise acústica PRAAT. Os dados são de seis participantes (masculinos e femininos) professores do ensino básico de Campinas/SP e região de São Paulo. Resultados demonstraram que a duração silábica aumenta conforme são atribuídos os contextos de intensificação, caracterizando uma relação icônica entre alongamento silábico e efeitos de intensificação de sentido.
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