Banner Portal
Antropologia no som
PDF

Palavras-chave

Antropologia
Podcast
Divulgação científica
Extensão universitária

Como Citar

Fleischer, S., & Manica, D. T. (2024). Antropologia no som: a extensão de um mundaréu de histórias. Revista Internacional De Extensão Da UNICAMP, 5(00), e024007. https://doi.org/10.20396/ijoce.v5i00.18607

Dados de financiamento

Resumo

Neste texto, apresentamos uma prática em extensão universitária. A Antropologia é uma área científica que pouca gente conhece, com um nome estranho e pouca visibilidade pública. O Mundaréu é um podcast de divulgação científica da área de Antropologia. Criado em 2019, este projeto interinstitucional vem investindo em apresentar as formas de pesquisa, de escrita, de debate que a área desenvolve. Aqui, contaremos do projeto a partir dos objetivos da Antropologia, dos desdobramentos do som e da potência das histórias vividas conjuntamente entre antropólogas e suas interlocutoras.

https://doi.org/10.20396/ijoce.v5i00.18607
PDF

Referências

CONTREIRAS, Melissa. “Tá vendo o que eu tô falando? Reflexões sobre a escuta ativa e as performances da voz no contexto educacional durante a pandemia da Covid-19“. Caos, Revista Eletrônica de Ciências Sociais, 1(28), pp. 163-181, 2022.

FERRARI, Anita; MANICA, Daniela; FLEISCHER, Soraya. “Sonoridades, escutas e aprendizados de Antropologia com o uso de podcasts em sala de aula”. Iluminuras 24(64), pp. 220-240, 2023.

FLEISCHER, Soraya. “O podcast como um local para fazer ouvir sua voz“. Prefácio do livro Feminismos e Podcasts. HACK, Aline (Org.). Blimunda, 2023.

FLEISCHER, Soraya; MANICA, Daniela Tonelli. “O podcast Mundaréu como uma experiência de antropologia pública”. In: Soraya Fleische. (Org.). Na cozinha da antropologia. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens Edições, 2023, pp. 309-320

KURRLE, Arthur Ulhôa. “Deslocando vozes e ouvidos: Criando e experimentando um podcast como recurso didático”. Três pontos 18(1), pp. 14-20, 2021.

PLANALTO, Irene do. “Conflitos e transgressões: Podcast como ferramenta de ensino”. Revista Textos Graduados 9 (1), 2023, pp. 16–28.

RIBAS, Pedro; NORONHA, Ana. “Podcasts em sala de aula“. Equatorial – Revista do Programa de PósGraduação em Antropologia Social, 9(16), pp. 1-17, 2022.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Extensão da UNICAMP

Downloads

Não há dados estatísticos.