Resumo
O brincar constitui relevante oportunidade para o desenvolvimento de inúmeras competências e habilidades da criança, consistindo em um direito assegurado legalmente e fundamentado em diversos estudos. Em situação de hospitalização, o acesso à brincadeira pode proporcionar acolhimento, favorecer a assimilação das informações e a adaptação à nova rotina, ajudá-la a lidar com o ambiente desconhecido, com o medo decorrente da separação do núcleo familiar e dos amigos, preparar para procedimentos, além de contribuir para o manejo positivo da recuperação e de possíveis consequência. Assim, este texto tem como objetivo relatar as ações do projeto de extensão “Sopro de ar fresco: é tempo para brincar” que valoriza o brincar livre e o uso do brinquedo terapêutico no contexto da hospitalização infantil. São apresentadas as linhas de atuação do projeto: a primeira voltada à promoção do brincar livre com crianças, adolescentes e suas famílias hospitalizados em unidades de internação pediátricas, e a segunda com foco no brincar com finalidade terapêutica. Considera-se que as ações contribuíram tanto para a capacitação teórico-prática e formação lúdica dos extensionistas como para sua integração ao contexto de hospitalização infantil por meio do brincar.
Referências
Aranha, B.F., Souza, M.A., Pedroso, G.E.R., Maia, E.B.S. & Melo, L.L. (2020). Using the instructional therapeutic play during admission of children to hospital: the perception of the family. Rev Gaúcha Enferm. 41:e20180413.
Barreto, L.M.S.C., Maia E.B.S., Depianti, J.R.D., Melo, L.L., Ohara, C.V.S. & Ribeiro C. A. (2017). Giving meaning to the teaching of Therapeutic Play: the experience of nursing students. Esc Anna Nery, 21(2):e20170038.
Cipriano, E.Q., Laignier, M.R. & Junior, J.F., et al. (2021). Experimenting to play with hospitalized child: perception of nursing student. Rev Fun Care Online, 13:1329-1335.
Depianti, J.R.B., Melo, L.L. & Ribeiro, C.A. (2018). Playing to continue being a child and freeing itself from the confinement of the hospitalization under precaution. Esc Anna Nery, 22(2):e20170313
Giaxa, A. C. M., Tavares, E. N., Oliveira, T. P., Eying, J., & Burda, T. A. M. (2019). A utilização do jogo como recurso terapêutico no processo de hospitalização da criança. Rev. SBPH, 22(1): 280-305.
Gjærde, L. K., Hybschmann, J., Dybdal, D., Topperzer, M. K., Schrøder, M. A. & Gibson, J. L., et al. (2021). Play interventions for paediatric patients in hospital: a scoping review. BMJ open, 11(7), e051957.
Gulyurtlu, S., Jacobs, N. & Evans, I. (2020). The Impact of Children’s Play in Hospital. England and Wales: STARLIGHT CHILDREN’S FOUNDATION.
Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm
United Nations Convention on the Rights of the Child, 1989. Disponível em https://www.unicef.org/child-rights-convention/convention-text#
Li, W. H. C., Chung, J. O. K., Ho, K. Y., & Kwok, B. M. C. (2016). Play interventions to reduce anxiety and negative emotions in hospitalized children. BMC pediatrics, 16, 36.
Maia EBS, La Banca & Ribeiro CA (2021). PROENF: Programa de Atualização em Enfermagem: Saúde da Criança e do Adolescente: Ciclo 15. Brinquedo terapêutico na assistência de enfermagem, pp. 97-132. Porto Alegre: Artmed/Panamericana.
Maia, E.B.S., La Banca, R.O., Rodrigues, S., Pontes, E.D., Sulino, M.C. & Lima, R.A.G. (2022). The power of play in pediatric nursing: the perspectives of nurses participating in focal groups. Texto Contexto Enferm [Internet], 31:e20210170.
Martins MF (2016). Avanços do marco legal da primeira infância (Cap. 14, pp. 156-16). Brasília: SEGRAF.
McMahon L (2009). The handbook of Play Therapy an Therapeutic Play. London and New York: Routledge.
Romito, B., Jewell, J., Jackson, M., & AAP COMMITTEE ON HOSPITAL CARE; ASSOCIATION OF CHILD LIFE PROFESSIONALS (2021). Child Life Services. Pediatrics, 147(1), e2020040261.
Sousa CS, Barreto BC, Santana GA, Miguel JV, Braz LS & Lima LN, et al. (2021). O brinquedo terapêutico e o impacto na hospitalização da criança: revisão de escopo. Rev Soc Bras Enferm Ped, 21(2):173-80.
Sossela, C.R. & Sager, F. (2017) A criança e o brinquedo no contexto hospitalar. Rev. SBPH, 20(1):17-31.
Yogman, M., Garner, A., Hutchinson, J., Hirsh-Pasek, K., Golinkoff, R. M., COMMITTEE ON PSYCHOSOCIAL ASPECTS OF CHILD AND FAMILY HEALTH, & COUNCIL ON COMMUNICATIONS AND MEDIA (2018). The Power of Play: A Pediatric Role in Enhancing Development in Young Children. Pediatrics, 142(3), e20182058.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Extensão da UNICAMP