Presentación - Entidades religiosas

ensamblajes, materialidades, flujos y diásporas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20396/csr.v22i00.14342

Palabras clave:

Ciencias sociales, Religión, Entidades religiosas, Materialidades

Resumen

O presente dossiê é o resultado do Grupo de Trabalho (GT), de mesmo nome, que aconteceu na XIII Reunião de Antropologia do Mercosul, em julho de 2019 em Porto Alegre. Infelizmente, a mostra que temos aqui é uma pequena parcela das apresentações do GT, que trouxeram diversas abordagens, temas e reflexões a respeito dos campos religiosos e espirituais, focando-se principalmente nos índices e materialidades das entidades, e os consequentes efeitos de suas existências nas vidas das pessoas. A nossa proposta, tanto no dossiê quanto no GT, foi de agregar diversas pesquisas que tenham o interesse em extrapolar a noção de crença e o status de cultura (material ou imaterial) dado a essas entidades e a esses seres com quem travam relações as pessoas com as quais aprendemos. A ideia é muito simples e já foi desenvolvida por alguns teóricos do que tem sido chamado de virada ontológica, mas também de virada material na antropologia da religião. Se esses seres fazem parte da vida das pessoas, concebendo realidade a elas da mesma forma que são percebidas as necessidades materiais e econômicas, por qual razão não daremos a devida atenção a esses seres para a constituição da vida social e a consequente elaboração teórica dessa vida? Além disso, as relações entre as pessoas e diversos tipos de agentes espirituais também possibilitam um alargamento e tensionamento das compreensões ocidentalizadas do que é viver, a razão e a própria constituição do mundo moderno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hermes de Sousa Veras, Universidad Federal de Rio Grande do Sul

Doctorando en Antropologia Social en Universidad Federal de Rio Grande do Sul(UFRGS). 

María Bargo, Universidade Nacional de San Martín

Doutoranda em Antropologia Social pelo Instituto de Altos Estudos Sociais da Universidade Nacional de San Martín (UNSAM). Bolsista do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET).

Publicado

2020-09-29

Cómo citar

Veras, H. de S., & Bargo, M. (2020). Presentación - Entidades religiosas: ensamblajes, materialidades, flujos y diásporas. Ciencias Sociales Y Religión/Ciências Sociais E Religião, 22(00), e020024. https://doi.org/10.20396/csr.v22i00.14342