Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em papel A4 espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de negrito e sublinhado; com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final. Durante o processo de submissão, tabelas, imagens e gráficos deverão ser enviados também em separado, como documentos suplementares.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • As referências bibliográficas e as notas estão ao fim do documento, e não nos rodapés.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos).

Diretrizes para Autores

A revista Ciências Sociais e Religião publica trabalhos inéditos na forma de artigos, em português e espanhol.

Os artigos enviados para Ciências Sociais e Religião devem obrigatoriamente atender às seguintes condições. Caso contrário, os artigos não poderão ser incluídos no processo de arbitragem.
• Os textos submetidos para avaliação devem ser redigidos em espanhol ou português e revisados ​​por falantes nativos dessas línguas, caso o(s) autor(es) ou a(s) autora(s) não o sejam. Eles serão enviados pela plataforma da revista, anexando o documento no formato .doc
• Os materiais devem ter um caráter inédito. O trabalho não pode ser submetido simultaneamente a outro processo de arbitragem ou publicação. A revista se reserva o direito de exclusividade durante o período de 12 meses após a submissão para avaliação. Não serão aceitas traduções de artigos publicados em outros idiomas, a menos que solicitado pelos editores. Os trabalhos apresentados em reuniões científicas serão aceitos desde que impliquem um retrabalho substancial que deva ser indicado em uma nota explicativa.
• A revista publica artigos de pesquisa, dossiês, resenhas e resumos de teses.

Regras gerais

Artigos de pesquisa
O formato do documento será em folha A4, em fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento de um e meio e com as margens pré-determinadas pelos processadores de texto para uso: superior e inferior: 2,5 cm; esquerda e direita: 3 cm. A extensão não deve exceder 10 mil palavras, incluindo a Bibliografia, Fontes e anexos. O trabalho não deve incluir o nome do autor e deve tomar cuidado para que a redação do texto não revele sua identidade, condição necessária para garantir o anonimato da avaliação.
O nome do(a) autor(a), afiliação institucional, endereço postal e email deve ser preenchido no registro do sistema.
O artigo deve ter um título no idioma original e em inglês e ser precedido de um resumo nos dois idiomas com até 150 palavras escritas em espaço simples. Ao final de cada resumo, três a cinco palavras-chave ou descritores devem ser colocados no idioma original e em inglês. O autor deve indicar se são descritores de tesauro ou palavras-chave de autor.
O resumo deve dar conta da estrutura do trabalho, indicando seus propósitos, perguntas, metodologia e principais conclusões. No caso de propor contribuições com um referencial teórico, isso deve ser indicado - juntamente com as hipóteses propostas - antes da metodologia.
O texto deve ser claramente dividido em seções (e subseções, se necessário) devidamente legendadas. As seções Introdução, Conclusões, Referências Bibliográficas e Fontes não serão numeradas. Palavras ou frases estrangeiras devem ser digitadas em itálico e termos técnicos devem ser escritos com aspas simples. Sublinhados no texto são evitados.
Tabelas, figuras e gráficos devem ser incorporados ao texto, devidamente numerados. As notas explicativas devem ser colocadas no final do artigo e não serão usadas para fazer referências bibliográficas, mas apenas para comentários, extensões ou esclarecimentos relevantes para o que é desenvolvido no corpo do texto.
As aspas diretas incluídas no texto devem ser indicadas com aspas duplas, dentro do parágrafo, se não excederem duas linhas. Citações de três linhas ou mais devem constituir um parágrafo separado, sem aspas e com margem esquerda de 1,25 cm. Em relação à caixa de texto.
Todos os trabalhos citados no texto devem ser incluídos na seção Bibliografia; por sua vez, todos os trabalhos incluídos na bibliografia devem aparecer mencionados no corpo do manuscrito, respeitando a equivalência de vis-à-vis. As referências bibliográficas devem ser ordenadas alfabeticamente no final do texto.

Resenhas de livros e resumos de teses
O formato do trabalho será em tamanho A4, em fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento de um e meio e com as margens pré-determinadas pelos processadores de texto para uso: superior e inferior: 2,5 cm; esquerda e direita: 3 cm. A extensão não deve exceder 4 páginas, incluindo a Bibliografia.
Deve ser acompanhado por uma folha de apresentação que inclua: nome do autor, associação institucional, endereço postal e email.
Incentivamos especialmente os autores de teses de mestrado e doutorado a enviar resumos deles, especificando claramente seu desenho metodológico e estrutura textual. O título do trabalho deve coincidir com o da tese referida. Os propósitos e perguntas ou hipóteses devem ser claramente declarados; o objeto estudado e suas dimensões; a metodologia utilizada e suas principais conclusões. Bibliografia e subdivisões textuais devem ser minimizadas.
Ciências Sociais e Religião também recebe resenhas de livros, revistas, portais da Internet, reuniões científicas e outros locais de comunicação e produção de conhecimento científico sobre os assuntos abordados pela revista. As revisões serão encabeçadas com os dados bibliográficos completos do trabalho, conforme consignado abaixo para a Bibliografia. No caso de livros e revistas, o número ISBN ou ISSN será incluído, conforme apropriado. As subdivisões de texto não serão incluídas.
O texto será avaliativo e fornecerá um relato da posição do autor em relação ao trabalho revisado. Eles devem especificar seus destinatários ou leitores em potencial, sua estrutura (capítulos ou partes de livros ou revistas; seções no caso de páginas da web etc.) e todas as informações consideradas relevantes. O trabalho revisado será colocado em relação ao seu contexto de publicação e outros de natureza semelhante e as contribuições originais feitas nele serão indicadas.
Recomenda-se cuidar da extensão da revisão e sua colocação em relação a outros trabalhos; para revisões bibliográficas mais completas, recomenda-se a redação de notas curtas.
Resenhas e resumos de teses não são avaliados por pareceristas externos, mas pelo comitê editorial da revista.

Apresentação

Política padrão de seção

Artigos

Política padrão de seção

Dossiê

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.