Sobre a Revista

Escopo

A publicação Ciencias Sociales y Religión / Ciências Sociais e Religião é um periódico do Departamento de Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Trata-se de um periódico eletrônico ligado à Associação de Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM). É publicado regularmente desde 1999, com o objetivo de divulgar e atualizar estudos regionais focados nas dimensões sociais e culturais do fenômeno religioso. Juntamente com a ACSRM, a revista é apresentada como um espaço de discussão acadêmica sobre os principais problemas contemporâneos de pesquisa em sociologia e antropologia da religião, especialmente nos países da América Latina. A revista publica dossiês temáticos, artigos livres e resenhas bibliográficas continuamente. Também organiza tópicos especiais relacionados ao evento acadêmico representativo da ACSRM, as Jornadas de Alternativas Religiosas na América Latina, realizada a cada dois anos em um dos países membros da Associação.

Periodicidade
Ciencias Sociales y Religión / Ciências Sociais e Religião é publicada anualmente a partir da modalidede de publicação contínua. Recebe manuscritos durante todo o ano, escritos tanto por membros da Associação de Cientistas Sociais da Religião do Mercosul com temas livres, como por todos aqueles investigadores que desejam publicar temas afins às ciências sociais da religião. A equipe editorial da revista também realiza chamadas a contribuições em temas específicos de debate, que são publicados na modalidade de dossiês temáticos.

Para submeter artigos a esta revista, observe os seguintes passos:
Passo 1: É necessário ter um login e senha no site da revista, associado a um e-mail pessoal. Clique aqui para conseguir um login no site, cadastrando-se como leitor e autor da revista. Não esqueça de, ao final do formulário, cadastrar-se como autor da revista.
Passo 2: Depois disso, observe todos os itens relacionados a publicações na revista. Elas estão em duas partes: nas orientações para autores (em espanhol e português e nos “Itens de Verificação para Submissão”, logo abaixo das orientações.
Passo 3: Entre como “autor” no site da revista e submeta seu artigo, em formato compatível com Microsoft Windows (*.rtf ou *.doc). Não esqueça de rever os itens de verificação, dos pontos 1 a 7. Atente muito ao passo 2 do processo, chamado “metadados da submissão”, preenchendo da forma mais completa possível os campos solicitados. Os mecanismos de busca de artigos científicos em internet, como Google Scholar, guiam-se pelos metadados para chegar aos artigos publicados em revistas eletrônicas.

Dúvidas ou problemas técnicos escreva para este e-mail.
Lembramos que os nomes e endereços informados a esta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

A revista Ciencias Sociales y Religión / Ciências Sociais e Religião está associada a
Asociación de Cientistas Sociales de la Religión del Mercosur:

Direção
Presidente: Rodrigo Toniol (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
Vice-presidente: Luis Bahamondes Gonzáles (Universidad de Chile, Chile)
Secrátaria Geral: Brenda Carranza Dávila (Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil)
Pró-secretária: Mariela Mosqueira (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Argentina)
Tesoureira Geral: Valentina Pereira Arena (Universidad Católica del Uruguay, Uruguai)

Conselho Diretivo
Mariana Espinosa (Argentina)
Marcos Carbonelli (Argentina)
Silvia Fernandes (Brasil)