Notícias

Chamada para dossiê - Neopaganismo, Neoindianismo e New Age: criações rituais, desafios patrimoniais e usos identitários de sítios arqueológicos (org. Renée de la Torre Castellanos, Cristina Gutiérrez Zúñiga e Yael Dansac)

2020-08-19

Nos últimos cinquenta anos, diferentes configurações espirituais com fronteiras permeáveis se multiplicaram. Assim, todo um leque de práticas e crenças relacionadas com o Neopaganismo, o Neoindianismo e o New Age emergiu, compartilhando elementos comuns e ao mesmo tempo se inscrevendo em ideologias diferenciáveis que entrecruzam o espiritual, o terapêutico, o político e o identitário. Inspirados em tradições religiosas locais e estrangeiras, assim como em corpus místicos e esotéricos, os seguidores dessas três espiritualidades alternativas imaginaram e praticaram uma grande variedade de rituais emergentes, onde se destacam aqueles realizados em sítios arqueológicos. O prazo de submissão dos artigos é 1 de dezembro de 2020 para a avaliação de pareceristas, visando à publicação do Dossiê no primeiro semestre de 2021.

E-mail para enviar sua proposta: cienciassocialesyreligion@gmail.com - Indicar no assunto: "Dossiê - Criações rituais em sítios arqueológicos".

Saiba mais sobre Chamada para dossiê - Neopaganismo, Neoindianismo e New Age: criações rituais, desafios patrimoniais e usos identitários de sítios arqueológicos (org. Renée de la Torre Castellanos, Cristina Gutiérrez Zúñiga e Yael Dansac)

Edição Atual

v. 22 (2020): Publicação Contínua

Dossiês:

Erosão das democracias latino-americanas: a ascensão política dos cristãos - Coordenação de Brenda Carranza

Entidades religiosas: agenciamentos, materialidades, fluxos e diásporas - Coordenação de Hermes de Sousa Veras e María Bargo

Publicado: 2020-03-23

Artigos

Ver Todas as Edições