O Diálogo enganoso de Platão consigo mesmo na primeira parte do Parmênides
PDF

Palavras-chave

Platão
Ideias
Formas
Parmênides
Diálogo

Como Citar

CORDERO, Néstor-Luis. O Diálogo enganoso de Platão consigo mesmo na primeira parte do Parmênides. Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade, Campinas, SP, v. 18, n. 27, p. 103–122, 2022. DOI: 10.53000/cpa.v18i27.1725. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cpa/article/view/17240. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Não são cabíveis dúvidas de que o Parmênides é um diálogo estranho. Ele foi escrito mais de vinte anos após a abertura da Academia, e Platão viu na obra a oportunidade para exibir certos pontos débeis de sua Teoria das Formas (sugeridos quiçá por alunos avançados, colegas, ou diretamente detectados por ele mesmo). Elegeu para isso uma miseen-scène adequada: fez sua teoria ser exposta pelo seu porta-voz habitual, Sócrates, mas o rejuvenesceu: na ficção este não tem mais de vinte anos. Isso não significa que sua posição filosófica seja diferente: tudo que este diz corresponde literalmente às ideias expostas por Platão em diálogos anteriores... Mas a falta de experiência própria à juventude o impedem de responder às severas críticas que lhe apresenta seu interlocutor, o “grande Parmênides”. O diálogo trata-se, na realidade, de um diálogo de Platão consigo mesmo: sob o aspectodo jovem Sócrates, ele expõe a versão tradicional de sua teoria; e, identificando-se com opersonagem Parmênides, critica os aspectos sensíveis que, no momento de escrever este diálogo, ele encontrou em sua filosofia. Todavia, este diálogo de Platão consigo mesmo é enganoso porque Platão já tem elaboradas as respostas às críticas que ele põe na boca deParmênides. Estas respostas aparecerão no diálogo Sofista.

https://doi.org/10.53000/cpa.v18i27.1725
PDF

Referências

Cordero, N. (2014). O Diálogo enganoso de Platão consigo mesmo na primeira parte do Parmênides. Revista De Estudos Filosóficos E Históricos Da Antiguidade, 18(27). https://doi.org/10.53000/cpa.v18i27.1725

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Downloads

Não há dados estatísticos.