Resumo
Nosso objetivo neste trabalho é considerar a prescrição metodológica de I 6 e os argumentos precedentes que a sustentam como preâmbulo metodológico e fazem do livro I um preâmbulo conteudístico. Também analisaremos o movimento argumentativo de I 6 e sua relação com outros tratados aristotélicos. A tese a ser sustentada é de que o livro I trata-se de preâmbulo metodológico e conteudístico à Ethica Eudemia: o livro I trataria, portanto, de fornecer o aparato conceitual e metodológico para a discussão acerca do bem viver e de como é possível adquiri-lo.
Referências
ARISTOTE. Éthique à Eudème. Introduction, text grec, traduction, notes, bibliographie et index par Catherine Dalimier. Paris: Flammarion, 2013.
ARISTOTE. Topiques. Tome I: Livres I-IV. Texte établi et traduit par Jacques Brunschwig. Paris: Les Belles Lettres, 1967.
ARISTOTELIS. Ethica Eudemia. R. R. Walzer, J. M. Mingay. Oxford: Oxford University Press, 1991.
ARISTOTLE. Eudemian Ethics – Books I, II, and VIII. Translated with a commentary by MichaelWoods. Oxford: Clarendon Press, 1996.
ARISTOTLE. Eudemian Ethics. Translated and edited by Brad Inwood and Raphael Woolf. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.
ARISTOTLE. The complete works of Aristotle (v. I). Princeton: Princeton University Press, 1984.
ARISTOTLE. The Nicomachean Ethics. Translated by David Ross. Oxford: Oxford University Press, 2009.
AUBENQUE, P. “Sur la notion aristotélicienne d’aporie”. In: MANSION. Aristo-te et les problèmes de méthode, 1980, pp.3–19.
DENYER, N. “Aristotelian Optimism”. In: DENYER, N. Language, Thought and Falsehood in Ancient Greek Philosophy. London: Routledge, 1993.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2017 Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade