Peirce, Wittgenstein, Moreno e a aprendizagem das reminiscências
PDF

Palavras-chave

Peirce
Wittgenstein
Moreno
Epistemologia
Uso
Pragmática

Como Citar

Rodrigues, C. T. (2022). Peirce, Wittgenstein, Moreno e a aprendizagem das reminiscências: uma leitura peirciana e da epistemologia do uso de Arley Moreno. Revista De Estudos Filosóficos E Históricos Da Antiguidade, 27(37/38), 15–34. https://doi.org/10.53000/cpa.v27i37/38.4671

Resumo

Este artigo está dividido em duas partes. A primeira, Aprendizagem, remonta a fragmentos de memória, a partir dos quais um retrato compósito – como aquelas antigas fotografias – do professor Arley Ramos Moreno (1943-2022) possa ser composto. Esse retrato indica aspectos aparentemente socráticos do professor, mas não platônicos, que refletem aspectos de sua obra filosófica. A segunda parte, Reminiscências, tenta estabelecer sugestões para uma comparação entre o Peirce, Wittgenstein e Moreno, quanto a aspectos especificamente não essencializantes em suas filosofias. Ao final, o artigo chega a uma caracterização da epistemologia do uso de Moreno que a aproxima de conclusões de Peirce que poderiam ser tomadas como condições prévias para a possibilidade do projeto de Wittgenstein de uma terapêutica filosófica.

https://doi.org/10.53000/cpa.v27i37/38.4671
PDF

A Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade utiliza a licença Creative Commons — Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International — CC BY-NC-ND 4.0. Esta é a mais restritiva das nossas seis licenças principais, só permitindo que outros façam download dos seus trabalhos e os compartilhem desde que atribuam crédito a você, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade

Downloads

Não há dados estatísticos.