Peirce, Wittgenstein, Moreno e a aprendizagem das reminiscências
PDF

Palavras-chave

Peirce
Wittgenstein
Moreno
Epistemologia
Uso
Pragmática

Como Citar

RODRIGUES, Cassiano Terra. Peirce, Wittgenstein, Moreno e a aprendizagem das reminiscências: uma leitura peirciana e da epistemologia do uso de Arley Moreno. Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade, Campinas, SP, v. 27, n. 37/38, p. 15–34, 2022. DOI: 10.53000/cpa.v27i37/38.4671. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cpa/article/view/17184. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo está dividido em duas partes. A primeira, Aprendizagem, remonta a fragmentos de memória, a partir dos quais um retrato compósito – como aquelas antigas fotografias – do professor Arley Ramos Moreno (1943-2022) possa ser composto. Esse retrato indica aspectos aparentemente socráticos do professor, mas não platônicos, que refletem aspectos de sua obra filosófica. A segunda parte, Reminiscências, tenta estabelecer sugestões para uma comparação entre o Peirce, Wittgenstein e Moreno, quanto a aspectos especificamente não essencializantes em suas filosofias. Ao final, o artigo chega a uma caracterização da epistemologia do uso de Moreno que a aproxima de conclusões de Peirce que poderiam ser tomadas como condições prévias para a possibilidade do projeto de Wittgenstein de uma terapêutica filosófica.

https://doi.org/10.53000/cpa.v27i37/38.4671
PDF

A Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade utiliza a licença Creative Commons — Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International — CC BY-NC-ND 4.0. Esta é a mais restritiva das nossas seis licenças principais, só permitindo que outros façam download dos seus trabalhos e os compartilhem desde que atribuam crédito a você, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade

Downloads

Não há dados estatísticos.